10 coisas que você precisa saber sobre a ilha de Barbados, no Caribe!

10 coisas que você precisa saber sobre a ilha de Barbados, no Caribe!

Queridos leitores,

Vocês sabem que eu acabei de voltar do Caribe! 🙂  Eu estava aqui, no meio do meu turbilhão quando uma viagem para Barbados apareceu e eu só tive tempo de fazer a mala e ir! E me parece que as melhores coisas da vida sempre acontecem assim, né?!

https://www.facebook.com/ana.tassia.71?fref=ts
Eu, em Barbados!

Li pouco sobre Barbados antes de ir, mas já tinha conhecido um casal muito simpático nascido e criado na ilha de Barbados e estava determinada a conhecer o local, em algum momento da minha vida! A viagem foi fantástica e hoje compartilho com vocês 10 coisas que você precisa saber sobre a ilha de Barbados, no Caribe!

1 – Barbados é uma antiga colônia britânica e a língua oficial é o inglês. No entanto, é bom atentar para o fato que os nativos falam “broken english” que é uma versão cool, rápida e bem diferente do inglês 🙂 É um desafio entender as conversas na rua, mas fique tranquilo porque todos que trabalham com turismo falam também o “proper english” 🙂

2- 95% da população de Barbados era branca (inglesa) mas aí teve toda aquela história da exploração do açúcar e escravidão e hoje 95% da população é negra (foi o que li no livro da história de Barbados, no hotel). O mais legal disso tudo é que, quando a escravidão foi abolida, os ingleses construíram escolas para que todas as pessoas pudessem estudar e ter uma oportunidade na vida. A boa nova é que desde sempre as escolas e faculdades eram mistas, ou seja, não havia distinção de cor nem raça, o que construiu uma sociedade totalmente livre dos preconceitos que existem por aí.

Barbados 11
Miami Beach, Barbados

3 – Barbados é um lugar super seguro, com uma classe média gigante, o que garante ótimos e movimentados restaurantes, hotéis e beach bars. Segundo minha amiga nativa, ainda existe uma pequena classe pobre uma pequena classe muitíssimo rica. A Sandy Lane de Barbados e outras praias da Platinum Coast é o playground dos bilionários do mundo (hello Rihanna, Tiger Woods, Simon Cowell e por aí vai 🙂 )

Barbados 2
Miami Beach, Barbados
o que você precisa saber sobre Barbados Caribe
Animal Flower Cave, norte da ilha de Barbados

4 – A língua, o dinheiro, a comida, as pessoas, enfim tudo que é de Barbados é chamado de Bajan. E só pra resumir: os bajans são pessoas muito amigáveis, a comida bajan é deliciosa, a língua bajan é o broken english, e o dinheiro bajan é o  bajan dólar.

5 – A ilha de Barbados meio que faz parte do Caribe, meio que não. O lado esquerdo da ilha é todo voltado para o mar do Caribe  (aquele mar verde esmeralda calmo e delicioso) e o lado direito é voltado para o oceano Atlântico (ondas, correnteza e pancadaria de espuma de mar nos penhascos – a maioria dos lugares tem aviso para não entrar na água) e isso é muito importante de se entender na hora de achar hotéis e locais para passear.

o que você precisa saber sobre Barbados Caribe
Shark Hole, lado leste da ilha de Barbados

6 – Fique hospedado no lado esquerdo, o oeste, que é voltado para o mar do Caribe, a não ser que você queiraa surfar. Neste lado, existem milhões de hospedagens de todo valor, de norte a sul, sendo as praias mais “estruturadas” ao sul do lado oeste.

Barbados 9
Carlisle Bay, sudoeste da ilha de Barbados

7 – Fique em um hotel a beira mar, mas não se limite a praia do hotel. Conheça várias praias, cada uma tem sua beleza natural singular (palmeiras, rochas, areia branca, tartarugas marinhas) e sua estrutura especial (esporte radical, beach bar, playground de milionários, etc). São mais de 60 praias e o lado do mar do Caribe é maravilhoso e imperdível! Farei um post sobre as melhores praias de Barbados, aguardem!

8 – Não entre no sistema all inclusive, porque Barbados é bem caro e isso vai inflacionar a sua viagem ao máximo. Além do mais, Barbados tem muitos restaurantes excelentes, com comida bajan, mediterrânea e internacional.  Além do mais, “jantar cedo” (logo após o por do sol) é uma das coisas mais gostosas de se fazer na ilha!

Barbados 54
Por do sol visto do restaurante Daphnes

9 – Barbados é caro, saiba disso. O hotel é caro, restaurantes são caros, bebidas são caras, passeios são caros, o dia a dia é carinho. O que dá pra fazer é comprar coisas nos supermercados e  tentar fazer o café da manhã no hotel ou tomar aquele vinho e sair só pra comer 🙂 Usar o ônibus e a  van local e não alugar também é viável e dá para ir para muitos lugares assim. Custa 2 dólares bajan a viagem!

10 – A ilha de Barbados tem muita coisa legal pra fazer! Desde praias escandalosas de tão lindas, até a parte das destilarias, dos charutos, passeios de barco, mergulhos para ver naufrágios, cavernas, jardins botânicos e ainda uma parte cultural incrível 🙂 Uma semana é o tempo mínimo que eu indicaria.  E em alguns dias, se puder, alugue um carro para se locomover pela ilha e claro, não deixe de visitar a costa do Atlântico também!

Barbados 46
Jardins de Saint Nihcolas Abbey

Dicas extras!

Em Barbados, a mão é inglesa  – use GPS e dirija com cuidado extra – mas o trânsito é relativamente tranquilo e todo mundo cede a vez para o outro –  prove todos os mojitos e rum punchs que puder – vá até o The Cliff (pelo menos para um drink – lá é bem $$$$$$) – não perca o passeio de St Nicholas Abbey – acorde cedo e aproveite o dia – faça o passeio top de catamarã – entre no clima caribenho e relaxe – fique sussa porque todo mundo vai te falar “hi” sem querer te dar um golpe –  compre rum no supermercado –  não use roupas militares – não apoie nos coqueiros – vá para Barbados, é sensacional! – corra para ler meus outros post sobre Barbados aqui! Em breve!

Beijos! Mais fotos da minha viagem para vocês 🙂

Brabdos 48
Glitter Bay, Barbados
Barbados 25
Animal Flower Cave, Barbados
Barbados 36
Bathseba, Barbados
o que você precisa saber sobre Barbados Caribe
Mullins Beach, Barbados
Barbados 19
Animal Flower Cave, Barbados
Barbados 3
Enterprise Beach, Barbados
Barbados 6
Carlisle Bay, Barbados

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *