10 motivos para conhecer Santorini

Texto escrito em colaboração com Rafael Martins, da nossa equipe Casamento em Santorini! Alegria ter você com a gente 😉

O turismo é uma das atividades mais essenciais para a economia da Grécia. Lojas, bares, restaurantes, hotéis e operadores turísticos tiveram que se adaptar às novas políticas e protocolos para garantir a saúde da população local e dos turistas. É muito gratificante saber que esses protocolos estão sendo colocados em prática e tem funcionado efetivamente. Os gregos valorizam a saúde e a qualidade de vida, portanto, se você ainda está indeciso e com receio de viajar, saiba que a Grécia foi um dos países que melhor reagiu a pandemia e os números de infectados e mortos pelo Covid são de longe mais baixos comparados a outros países, inclusive da União Europeia.

No post de hoje, vou te dar 10 razões para você conhecer Santorini, umas das ilhas mais visitadas da Grécia.

1 – O estilo de vida

10 motivos para conhecer Santorini
10 motivos para conhecer Santorini

Quando você visitar Santorini, vai perceber que o conceito de “tempo” muda. Sem pressa, sem caos nem ansiedade. Mas é necessário ir com tempo suficiente para saber aproveitar cada detalhe deste cantinho especial do planeta. Uma vida simples, claro, mas feita de coisas importantes que encantam a vista e os sentimentos. 

2 – O povo acolhedor

Os gregos, sobretudo os habitantes de Santorini, sempre tiveram orgulho de viver num paraíso com privilégios concedidos pela natureza e logo adoram receber os visitantes e compartilhar com os mesmos, as benesses da ilha. De um modo geral, os habitantes locais são simpáticos e adoráveis… Não hesitam em puxar  papo e tampouco abordar assuntos surpreendentes ou até pessoais, por isso, não se assuste com a curiosidade de um habitante local, muitos assuntos que são tabus para nós, não são para eles.

3 – A arquitetura

Casas esculpidas nas rochas e mansões impressionantes espalhadas por toda a ilha vão te deixar boquiabertos. Ao visitar Fira, Oia e Pyrgos, você vai perceber que poucos lugares no mundo possuem uma arquitetura tão maravilhosa e peculiar, totalmente integrada com o meio ambiente e a natureza. Santorini é literalmente uma obra de arte exclusiva e inimitável.

Hotéis na caldera de Santorini
Hotéis na caldera de Santorini

4 – A história

A Grécia é um país com uma grande história, feita de glórias de um passado rico em cultura e civilizações muito modernas para a época.

As populações criaram obras intelectuais e arquitetônicas únicas, das quais os restos ainda permanecem um pouco por toda parte.

Não deixe de visitar o sítio arqueológico da Idade do Bronze, Akrotiri, que foi enterrado pela erupção do vulcão Tera durante o milénio II a. C. Neste local, você poderá ser transportado ao passado, e vai descobrir um pouco mais sobre as civilizações antigas.

passeios santorini
Bairro histórico de Megalochori, em Santorini

5 – A Culinária espetacular

A culinária grega é baseada principalmente em produtos frescos, por isso é ideal para quem quer se fartar e ao mesmo tempo se alimentar de forma saudável.

Nos restaurantes, aconselhamos que não sejam tímidos e experimentem de tudo, a culinária grega tem muito a oferecer e é sempre um prazer descobri-la.

Você já comeu Moussaka? É um prato que se assemelha a lasanha de berinjela, originalmente feita com carne de carneiro, berinjela, tomate, azeite, cebola e ervas.

E a clássica salada grega? Um prato tão simples mas tão saboroso como poucos no mundo.

Comida grega Santorini
Comida grega Santorini

6 – Os vinhos

O solo vulcânico e o clima mediterrâneo com altas temperaturas, pouca chuva e boa umidade de Santorini promovem condições especiais onde se pode cultivar uvas que darão sabor e personalidade aos vinhos locais. Não deixe Santorini sem desfrutar uma taça de Vinsanto e vinhos produzidos com as variedades de uvas Assyrtiko, Athiri e Aidani. Os vinhos de Santorini são únicos.

7 – O romantismo

Santorini é um dos destinos mais visitados por casais que desejam estreitar os laços e se casar, renovar votos ou mesmo passar a lua de mel. Para saber mais, acesse o site maravilhoso da Casamento em Santorini!

Considerada a ilha do amor, impossível é não se apaixonar pelas vistas espetaculares da Caldera. As vistas do mar e do vulcão, além do horizonte e suas cores te farão flutuar enquanto você se rende à exuberância do pôr do sol. Como não dizer “sim” diante deste cenário?

Casamento em Santorini
Casamento em Santorini de Natália e Tiago, foto de LifeClicks Studio.

8 – As atividades

Você irá encontrar uma grande variedade de atividades ao ar livre. Seja mergulho, passeio de barco, trekking ou até mesmo passeio a cavalo, o que não faltará em Santorini é aventura. Recomendamos altamente que reservem suas atividades previamente, principalmente na alta temporada, em que o movimento na ilha é intenso.

9 – A vida noturna

Nem tudo é só jantar privado à luz de velas e trocas de votos ao pôr do sol em Santorini. 

A mais glamorosa das ilhas gregas tem uma vida noturna agitada, e não perde em nada para Mykonos, que é a ilha mais badalada das Cíclades. Nas ruas estreitas da capital 

Fira se concentram a maioria dos bares e boates. Se você está solteira (o) na ilha já sabe onde encontrará diversão… 😉 

10 – A energia da ilha

A energia da ilha de Santorini não pode ser encontrada em nenhum outro lugar. Em Santorini toda e qualquer experiência parece carregar uma dose extra de prazer  e você só tem que aproveitar a oportunidade de vivenciá-las. É impossível descrever essa energia e o que ela nos proporciona, e por isso eu espero ter convencido você a conhecer esse pedaço do céu na terra o quanto antes! 

por do sol Santorini
Pôr do sol Santorini

Para aprender mais sobre Santorini, quero te convidar para esta jornada de leitura dos post aqui do blog Lulu no País das Maravilhas!