5 dicas práticas para quem quer conhecer Santorini

Compartilho com vocês os passeios que eu mais gosto de fazer em Santorini. Alguns deles são fáceis de fazer a pé ou de ônibus, alguns precisam de carro, quadriciclo ou moto. Em outros casos, o melhor é comprar o passeio com agências de turismo locais ou por sites especializados em Grécia.

Dicas de Santorini, Grécia
Dicas de Santorini, Grécia

Dicas sobre o que fazer em Santorini

Quando falo sobre os passeios na ilha de Santorini, na Grécia, penso em mostrar o que a ilha tem de melhor e não apenas o turismo básico, que todo mundo faz.

Dica 1) Caminhada pelas ruelas de Fira, que é a capital de Santorini, onde tem mil e uma coisas muito características desta ilha grega. Lojas de souvenirs, tavernas deliciosas, hotéis com suítes penduradas na caldeira, museus, igrejas, cafeterias com a vista do vulcão e por aí vai.

onde ver o por do sol em Santorini caldeira
Café Irini, para ver o pôr do sol tranquilamente em Santorini, na Grécia

Fira é um passeio bem característico em Santorini e você pode fazer ele no seu tempo, no seu ritmo.  É uma  opção de passeio legal para o dia e mais ainda para o final da tarde, onde o pôr do sol é lindo e você já pode escolher   alguma taverna típica grega ou em restaurantes de culinária internacional para seu jantar. A escolha é sua 🙂 Eu prefico Fira na parte da tarde!

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Fira no entardecer

E a famosa vila de Oia, em Santorini?

Dica 2) Outro passeio interessante é caminhar em Oia (a pronúncia correta é Ía). Oia é uma vila bem famosa em Santorini, provavelmente a mais fotografada de Santorini, mas parece parada no tempo. É lá que muitos turistas vão para ver o pôr do sol mais comentado da ilha.

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Oia

Atenção: é provável que Oia fique bem cheia nas tardes verão, então se quiser fugir da multidão, vá para Oia nas primeiras horas da manhã. A luz é maravilhosa e é muito mais fácil para tirar fotos! E sentir a atmosfera real de Santorini. Eu prefiro Oia pela manhã mas é porque já fui muitas e muitas vezes em todos os horários – se quiser ver o pôr do sol de lá, vá, sempre vale a pena!

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini – Oia pela manhã

E se bater a fome, vá comer em Amoudi

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Amoudi

Dica 3) A baía de Amoudi, que fica próximo a vila de Oia, é linda e pitoresca e tem restaurantes bem nativos.  O paredão vermelho, os burrinhos, os barquinhos, as aguas calmas e a verdadeira comida de ilha são o grande atrativo desta parte de Santorini que eu amo!

É bom saber que a ruazinha que leva até Amoudi enche de carros, então vá de transfer ou deixe seu carro na primeira vaga que encontrar, porque muitas vezes não dá para manobrar quando chegar láaaaa embaixo!

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Amoudi
Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Amoudi

Para conhecer Santorini, é preciso conhecer Akrotiri

Dica 4) O passeio pelo sitio arqueológico de Akrotiri é bem interessante para quem curte história porque Akrotiri é lendariamente conhecida como Atlântida. E se você quer conhecer Santorini de verdade, tem que passar por Akrotiri. Pelo menos uma parte da cidade perdida de Atlântica pode ser vista neste sítio arqueológico com impressionantes obras conservadas. E ainda, o caminho até lá passa por partes lindas e vistas de tirar o fôlego na região de Akrotiri.

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Sítio Arqueológico de Akrotiri

E se você não é fã de sítios arquelógicos, vá a Akrotiri mesmo assim, pois só quando você visita a região é que você conhece de fato a Praia Vermelha e os recortes mais inacreditáveis da ilha de Santorini!

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Praia Vermelha
Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Akrotiri

Imperdível dos imperdíveis: Passeio de barco em Santorini

Casamento em Santorini passeio de barco
Dicas de Santorini: Passeio de barco em Santorini

Dica 5) Passeios de barco, caravelas e catamarãs em Santorini são uma ótima pedida para dias ensolarados e de mar calmo. Não deixe de fazer! É diferente de todos os tipos de passeio de barco que você já possa ter feito na vida, porque é em torno de um vulcão 🙂 A energia do local é mágica e o pôr do sol é de se apaixonar.

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini: Passeio de barco

Existem algumas opções interessantes como o passeio de caravela para o vulcão, que tem até duas horas de exploração e caminhada no vulcão de Santorini. Depois, as caravelas vão até as termas para quem quiser nadar e ainda alguns passeios param na belíssima e minúscula ilha de Thirassia, bem a frente de Santorini. Eu amo este passeio!

Dicas-de-Santorini
Dicas de Santorini

Ainda dá para alugar catamarãs ou barcos particulares para grupos que querem privacidade e animar os amigos com comida boa de ilha e vinho de Santorini a bordo.  Estes passeios privados precisam de ser agendados com antecedência e negociados direto com os gregos em Santorini. Se quiser, fale conosco!

Ainda tem as belíssimas praias da ilha de Santorini (leia aqui) e se você tiver tempor não deixe de visitá-las, a estrutura das praias de areias negras é muito top....

Ah, gente, é tanta coisa legal para fazer e muito lugar lindo para ver em Santorini! 🙂

Ajudei com estas sugestões de passeios? Se gostou, compartilhe!

Quer mais informações sobre Santorini?  🙂 É só pesquisar por aqui – tenho mais de 200 posts sobre Santorini aqui!

Mil beijos, leitores!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *