Pôr do sol em Santorini

Se você pesquisou “Santorini” no Google, provavelmente se deparou com algum conteúdo falando do pôr do sol em Santorini. Neste post, vou falar de 9 locais para ver o pôr do sol em Santorini!

Vai ter muita gente descrevendo sobre o pôr do sol mais lindo em Oía, outros falando que na verdade Oía é um mar de turistas na hora do entardecer, e você pode ficar confuso.

Pôr do sol em Santorini
Pôr do sol em Santorini

Está indo em Santorini pela primeira vez?

Já vou te adiantar que Oía (a pronúncia correta é “ía”) é, de fato, uma vila maravilhosa! Diferente de tudo que você já viu….mas também já aviso que pode estar, realmente, bem cheia de turistas se você estiver na alta temporada, no horário de pico. Oía é imperdível, mas é bom lembrar que não é de qualquer parte da Caldera de Oía que você vai ver o sol se pondo. Quer saber mais? Aproveite para ver meu post com 10 dicas sobre como aproveitar Oía, em Santorini.

Mas Oía é a única opção para pôr do sol em Santorini?

Entardecer na minha varanda do Canaves Oía

NÃOOOO! A verdade é que Santorini tem “uma caldeira vulcânica”, então vou parafrasear os gregos e falar que se você está na “Caldera“, você vai ver o pôr do sol. Se vou continuar usando a sabedoria de ilha, diria que Oía? Deus – me – livre !

Piadas a parte, sabemos que os santorinhós não gostam de viajar até a lotada vila para ver o pôr do sol, porque eles têm a chance de ver este espetáculo todos os dias de suas vidas né? Mas seja ao sul em Akrotiri, ou ao norte em Oía, ou em qualquer parte da caldera – Megalochori, Fira, Firostefani, Imerovigli – você vai ter um espetáculo dos deuses no entardecer.

Pôr do sol da minha varanda no Dana Villas, em Firostefani

Aqui, vou falar de 9 possibilidades de presenciar este espetáculo da natureza! As fotos estão mais escuras pois optei por não mexer muito nas cores, afinal queria que vocês entendessem o tanto que o “natural” é lindo em Santorini!

1) Da Janela do Avião

Quando você dá a sorte de pousar na ilha bem na hora do pôr do sol e o céu está limpo é uma sensação incrível.

2) Da caldera de Fira

A caldera da capital de Santorini é também um labirinto de ruelas charmosas e vistas de tirar o fôlego. Ao longo dos anos, tive a sorte de presenciar uma coletânea especial – seja verão ou inverno – nesta parte da ilha. Fica a dica: FIRA super vale uma visita no pôr do sol.

3) De Imerovigli

A região de Imerovigli é conhecida por ter vários hotéis perfeitos para lua de mel. O clima é de romance e silêncio…com restaurantes elegantes e ainda o Skaros como pano de fundo!

4) Das vinícolas na caldera

Algumas das melhores vinícolas de Santorini (como a Santo Wines e a Venetsanos) estão em uma posição super privilegiada na caldera de Santorini. Aproveitar o entardecer para fazer uma degustação de vinhos gregos é uma ótima sugestão para curtir sua tarde em Santorini.

Pôr do sol em Santorini
Pôr do sol visto do Venetsanos, em Santorini

5) Do Heart of Santorini

O “Heart of Santorini” ainda não é tão conhecido pelos turistas, mas é uma opção incrível para quem quer um pôr do sol fora das vilas. Mais rústico, essa região é um terreno vazio na caldera de Megalochori, com uma trilha que leva ao “coração” esculpido na rocha e também a uma igrejinha com uma das vistas mais lindas de Santorini!

Pôr do Sol no Heart of Santorini

6) Da caldera de Akrotiri

Na ponta sul da ilha, você encontra a tradicional região de Akrotiri. É lá que está o sítio arqueológico, a praia vermelha e claro, o Farol de Santorini. Para ver o pôr do sol, dirija pela estrada da caldera (estrada que termina no “Faro”) e escolha um dos café ou pare em estacionamento com vista. Se estiver hospedado na caldera de Santorini, prepare-se para o show na sua varanda. A vista do Faro (farol) também super vale a pena, mas a cada ano, o local fica mais cheio de turistas. Vá cedo para garantir sua posição privilegiada.

Caldera View café, em Akrotiri

7) Do terraço do seu casamento

Melhor do que isso…difícil. Nossos casamentos em Santorini no entardecer, seguidos de um ensaio de fotos na hora mágica são uma oportunidade única na vida. Não importa quantas vezes eu viva isso nos bastidores, é impossível se acostumar com o pôr do sol em Santorini. Se quiser saber mais sobre Casamentos em Santorini, entre no nosso site aqui.

8) Andando nas Praias

Seja em Vlychada, no beach bar Theros, ou na praia de Mesa Pigadia, no beach bar Akro ou ainda em uma caminhada na praia de Perivolos, o céu do entardecer é ensurdecedor nas praias de Santorini. Se tiver a sorte de presenciar, nunca vai esquecer aquele cenário dos deuses.

Entardecer na praia de Perivolos, em Santorini

9) No passeio de Barco (ou do ferry)

Se você for a Santorini e tiver o privilégio de fazer um passeio de barco, escolha o passeio da parte da tarde para ter a chance de presenciar o espetáculo que é ver o sol deitar no mar. Do barco, a gente consegue ver as cores verdadeiras da caldera e quando a hora mágica chega… é muito emocionante. Se você estiver chegando de Ferry Boat pela caldera, ou se estiver dentro de um barco que lentamente se despede da ilha….tenho certeza que este entardecer vai te convencer a voltar muitas e muitas vezes…como eu voltei.

Sunset do passeio de barco em Santorini

E o pôr do sol em Oía???

Das ruínas do Kastro, em Oía!

O mais famoso e fotografado que existe. Tente ir fora temporada, ou abstraia a multidão e se entregue na energia mágica da atmosfera da ilha do vulcão! O lugar ideal para poder avistar o pôr do sol é nas ruínas do Kastro ou na escada que vai para a baía de Amoudi, ambos na vila de Oía.

Foto de Alex Azabache, Unsplash

Espero este post tenha ajudado a tornar sua viagem para Santorini ainda mais especial.

Mil beijos e nos vemos em Santorini!