Acessórios Gregos,  Casamento,  Casamento em Santorini,  Casamento grego,  Cultura Grega,  Grécia,  Lulu no País das Maravilhas: Especial Grécia,  Viagens,  Virei Madame

Como organizar um casamento em Santorini, na Grécia!

Desde que comecei a organizar meu casamento na Grécia, aprendi muita coisa. Primeiro, porque eu era uma daquelas meninas que dizem “deus me livre gastar meu tempo organizando casamento, minha vida é muito ocupada para parar e pensar nisso!” e não sabia nadinha de cerimônia de casamento. Então, tive que começar do zero.

Acho que fiz um caminho bem diferente da maioria das noivas que visitam muitos lugares para decidir onde vai ser a festa, escolhem a igreja e o padre a dedo e pensam na decoração floral super farta e linda. Confesso que acho isso tudo lindo, lindo mesmo, mas tão, tãaaaaaao tradicional! O DJ, o menu, os bem casados, o cerimonial (que normalmente é muito mala), os presentes dos padrinhos e o tal do aluguel do gerador (descobri esses dias que tem que alugar gerador para casamento no Brasil) representam apenas uma parte da lista de contratos que os noivos tem que assinar até o grande dia. Então, como ia dizendo, eu fiz um meu caminho bem diferente.

 Eu e meu noivo sabíamos desde o momento que nos conhecemos: iríamos casar na Grécia. O que era brincadeira acabou virando realidade, depois de um noivado pra lá de romântico na Itália. Segundo meu noivo, a única coisa que poderia superar o pedido em Veneza, seria de fato um casamento em Santorini! E eu, que não sou nem um pouco obcecada pela ilha, topei na hora. A história fica mais legal ainda quando você descobre que eu tinha uma foto de um casamento em Santorini colada no meu mural dos sonhos…mas guardarei este detalhe mágico para um outro post!

Família informada e de acordo com nossos planos, começou a correria, já que Santorini é uma das ilhas mais famosas do mundo para lua de mel e casamento. Precisei seguir alguns passos para conseguir planejar tudo da melhor maneira. E como muuuitas amigas e leitoras me fizeram várias perguntas, eu organizei para vocês uma lista com algumas dicas:

DICA NÚMERO 0) Marque a data com mais de um ano de antecedência (de preferência) direto com sua wedding planner. É quase missão impossível casar nesta ilha, é muito concorrido, então planeje-se!

1) Encontre sua Wedding Planner: a melhor maneira de fazer uma casamento na Grécia, principalmente em uma ilha, é contratando uma wedding planner, que é a pessoa que vai escutar todos os meus desejos malucos e torná-los realidade. Pesquisei no google e encontrei vários sites de casamento em Santorini, acabei escolhendo a Divine Weddings.

2) Decida o tipo de cerimônia: a primeira coisa que a wedding planner me perguntou foi o tipo de cerimônia. Existem basicamente três opções: casar na Igreja Ortodoxa em Santorini, casar no Civil em Santorini e renovar os votos ou fazer uma cerimônia simbólica na ilha. Para casar na Igreja Ortodoxa, você tem que ser ortodoxo, mas pelo que ouvi falar você pode ser batizado “ rapidamente” um pouco antes do casamento. É preciso também uma série de documentos, mas a pessoa mais indicada para falar isso é a wedding planner. O casamento civil precisa de alguns papéis e testemunhas, mas já vi que existe muita gente que sai dos cruzeiros,  naqueles botes, de vestido de noiva e buquê para subir na ilha (de preferência de burrinho, né?!), casar e voltar para o navio . . . louco né!? E o melhor de tudo é que eles já tem estrutura para isso e até “alugar testemunhas” você consegue. Eu escolhi a cerimônia simbólica  que terá um celebrante que fala grego e inglês e nós falaremos algumas palavras em português. Enfim, tem um pacote para tudo, é só escolher o que mais combina com você e seu noivo.

3) Escolha seu pacote de casamento: Estou adorando planejar um casamento em Santorini, os gregos estão sendo super práticos e organizados (e isso eu realmente não esperava!). As empresas que organizam eventos na ilha oferecem diferentes tipos de pacotes de casamentos, os quais incluem aluguel do local da cerimônia, decoração, mesa, cadeiras, celebrante, bolo, buquê da noiva, cabelo e make, flor do noivo, fotógrafo e cinegrafista, transporte de convidados e por aí vai. Cada pacote tem seu preço base e aí você pode acrescentar o que quiser. Todos os detalhes são tratados diretamente com a wedding planner (que fala inglês fluente) por email, evitando todo o stress de ter que comunicar e fazer contratos com vários agentes gregos que nunca ouvimos falar!

4) Defina o local da cerimônia e da festa: assim que decidi o estilo da cerimônia e o  “pacote” que queria, passei para a melhor parte do planejamento que é escolher o local da cerimônia e da festa. Eu e meu noivo já sabíamos o que queríamos, mas para quem não conhece a ilha o melhor é pesquisar muito online, em forum, blogs, sites e vídeos no Youtube. A pesquisa em inglês gera muitos resultados no Google. Para a cerimônia, no meu caso que será apenas simbólica, selecionei  uma opção bem na caldeira do vulcão, onde eu sempre me senti mais perto de Deus e mais parte deste mundo! A vista é linda, bem no meio das casinhas brancas e na frente da caldera do vulcão e a cerimônia será bem na hora do pôr-do-sol 🙂 E para a festa, escolhemos um beach bar exclusivo na região de Vlyxada. O local é bem privado e o aluguel inclui decoração (velas, enfeites, conchas, luminárias só excluiflores), iluminação e Dj tocando por 8 horas.

5) Escolher o cardápio da festa: a wedding planner me passou muitas opções de menus para o casamento, que vão de 25 euros a infinitos euros por pessoa. O preço já inclui aqueles items ligados a parte de comida como talheres, pratos, garçons, etc.

6) Decida sua decoração: até agora, pelo que vi dos pacotes, a maioria deles não inclui decoração floral e sim artigos como velas, bandejas, castiçais, luminárias, tochas e coisas do gênero. Lembre-se: é uma ilha! E as vezes o simples e rústico substitui o super glam dos salões tão tradicionais no Brasil. Talvez aqui, menos realmente seja mais!

7) Be original e faça adaptações: pensei em tudo que eu e meu noivo queríamos no casamento e então apresentei as idéias para a Wedding Planner. Ela nós fez várias sugestões como o uso de flores nativas da ilha, sugeriu inspiração grega nos arranjos de oliveiras e aconselhou provar o vinho e champagne grego na cerimônia. O bom senso sempre é bem vindo e as adaptações podem ser necessárias, afinal estamos em uma ilha, mais ou menos 8 horas de Atenas de barco!

Sim, estamos em uma ilha, no meio do nada. Mas não em qualquer ilha: em Santorini, uma das ilhas mais lindas do mundo! 😉 Assim, tenho certeza que vale a pena abrir exceções e me encaixar no clima das Cíclades! 

Estou realizando o sonho de casar em Santorini e é com muito carinho que escrevo sobre o meu casamento grego, algo tão pessoal. Quem quiser perguntar, comentar, por favor, fique muito a vontade! E desejo a todos que também realizem seus sonhos, onde quer que seja 😉 

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

38 Comments

  • michele

    Genteee, que sonho!! Acho difícil p minha família ir tão longe, mas p quem pode levar, nossa, deve ser incrível! Parabens Luana! Adorei seu blog!!

    • Loja Cents

      Ei Michele! Então…é longe mesmo e por isso será um evento bem intimista 😉 queríamos levar todos ne!??! Pena! Mas está sendo super especial para gente, organizar é uma delícia! Hoje a noite eu posto o vídeo com o encontro com a organizadora, lá em Santorini, fique de olho! 😉 Muito obrigada por ler! bjos

  • Ana

    Muitos parabéns pela sua fabulosa ideia! Eu acabei por encontrar o seu blog através do google porque também vou casar em Santorini este ano! Também tivemos essa ideia =)
    Muitas felicidades!

  • Luana Degobi

    Ola, achei vc no facebook, quando li Grecia me interessei para ler mais. Gostariade renovar meus votos na Grecia, como ainda faltan 3 anos para conpletar 10 anos de casada estava deixando para procurar mais paa frente e acabei lendo que vai casar lá! Agora eh mais que certo eu acompanhar!!!!

  • Greyce Fernandes

    Olá Lulu.
    Achei seu blog, li suas dicas e agora contratei a empresa de weedingplanner.
    Já estou com a data marcada para agosto do ano que vem.
    E quero te agradecer pelas dicas pois é realmete dificil casar em outro país. Sao tantos detalhes ufaaa.
    Bom meu casamento sera para no maximo 20 convidados gostaria de oferecer um cocktail, pois nosso desejo era que podessemos dancar beber e brindar esse momento.
    Mas como nao somos muitos fica dificil alugar um local muito grande para a recpcao.
    Voce tem alguma sugestao para onde eu poderia fazer?
    Obrigada

  • Michelle Muruci

    Nossa fantástico. achei sua página após descobrir Santorini para casamento. Fiquei impressionada com a beleza e magia do lugar. Entretanto, eu e meu noivo pretendemos ter uma cerimônia no espaço em frente a igreja de Irene, de forma apenas simbólica pois estaremos somente nós dois. Eu gostaria de ter o juiz de paz, as bebidas gregas, fotógrafo e maquiador. você acredita que consigo contratar de forma independente ou mesmo de forma mais simples somente se faz com o wedding planner? Parabéns pelo lindo casamento!

    • Lulu No País das Maravilhas

      Ei Michelle!! Normalmente, a wedding planner não cobra um extra para fazer o trabalho. A Divine Weddings tem pacotes que começam da cerimônia a dois mesmo! Pesquisa no site deles e fala com a Margarita. Acho que tentar sozinha pode ser mais cansativo, devido a língua, restrições da ilha e cultura. Boa sorte!

    • Érica

      Olá!
      Gostaria de saber se vc conseguiu o pacote do casamento a dois na Grécia!?
      Estou pensando no mesmo e pesquisando dicas!
      Obrigada!

  • marcele

    Estou comecando a planejar o meu casamento e n’os temos preferencia por Santorini. Meu marido eh grego e moramos no Canada e pra ele tem um significado casar na terra e na igreja dele. Os tios dele sao donos do Hotel Loucas. Onde vc fez o seu? Estamos considerando o hotel dos tios mas queria ouvir mais sugestoes de lugares e como vc ja passou pelo processo alvez poderia ajudar com sua experiencia. bjos

    • Lulu No País das Maravilhas

      Ei Marcele! Tenho certeza que vocês vão amar Santorini 😉 Eu fiz a cerimônia na Santo Winery em Pyrgos e a festa no Theros Wave Bar em Vlyxada. O meu casamento foi para 120 pessoas, mas tem lugares muito bacanas para casamento menores como a Santa Irini e o Dana Villas. Sai um post com sugestões de lugar ainda essa semana, fica ligada! bjs

  • amanda

    Oi Lu, adorei seu blog. Sabe me dizer se a Santa Irini é ortodoxa e se podemos fazer civil, religioso e recepção no mesmo lugar…

    Seria para umas 30 pessoas!

    bjs e grata pelas informações

    • Lulu No País das Maravilhas

      Ei Amanda! Santa Irini é ortodoxa, tenho quase certeza e você deve ter que se batizar se ainda não for ortodoxa. Dá pra fazer civil e recepção no mesmo lugar, se você escolher algumas das opções que já tem um salão ou pátio para montar tudo. Não tenho certeza se os gregos fazem o religioso fora da Igreja, porque todos os que vi eram bem tradicionais, mas pergunta para alguma Wedding Planner, tomara que dê! Boa sorte!! Obrigada por ler! Vou postar vídeos com mais detalhes durante toda a próxima semana, fique ligada!! 😉

    • marcele

      Amanda para casar na igreja vc nao precisa ser ortodoxa basta ser batizada na catolica e eles nao fazem a cerimonia fora da igreja. bjs

      • Lulu No País das Maravilhas

        Estranho, Marcele. Minhas amigas brasileiras que eram batizadas na católica tiveram que se batizar sim no ortodoxo para se casar na Igreja Ortodoxa, em Atenas. Mas eu realmente não tenho certeza de qual é a regra para isso. Você não precisou?

        • marcele

          meu marido eh grego e toda a familia dele daqui de Toronto tb. pra casar nas ortodoxas daqui nao.precisa e nos estamos planejando fazer nossa cerimonia no ano q vem em Santorini e de acordo com o contato dele c as igrejas, disseram q o batismo na catolica basta. Isso foi ha poucos meses.

  • Lulu No País das Maravilhas

    Uau, que notícia boa! Será que é isso mesmo? Tomara que sim! Eu fui noiva de um grego há muito tempo e ele tinha certeza absoluta de que eu ia ter que me batizar na Ortodoxa, isso quando eu morava em Santorini ainda. Mas acho que pode ter haver com a tradição de cada família ou com a rigidez de alguns lugares, apesar de em ter escutado de muitas bocas que era obrigatório. Minhas amigas de Atenas passaram pela mesma experiência, onde não se batizar não era uma opção. Eles custam a entender que católico é cristão do mesmo jeito rsrsrsrr Mas enfim, vou pesquisar melhor na lei para poder orientar as noivas que me procuram, porque seria um facilidade e tanto né? Boa sorte com seu casamento e se precisar de algo é só me escrever. 😉 Valeu pela contribuição.

  • Lulu No País das Maravilhas

    Meninas! Ta aí o link que é para casamento para quem está fazendo cruzeiros e tem pouco tempo na ilha! Envio para vocês pois ele é bom para dar uma ideia de como funciona e quanto custa a cerimônia para dois! A partir dele é só entrar em contato e pedir para personalizar de acordo com a necessidade de casa uma 😉 espero que ajude! http://www.divineweddingsantorini.com/wedding-packages/santorini-wedding-packages-from-cruise-ships/

  • Mara

    Olá Lulu! Parabéns pela bela estoria! Realmente um sonho. Eu e meu noivo também estamos querendo nos casar em outro país. Moramos na Holanda, ele é holandês , e por questões burocráticas em relação à minha naturalização holandesa, teremos que nos casar o mais rápido possível. Então estamos com planos de casar em julho, somente no civil, na Grécia. Aqui na Holanda, o valor do casamento é altíssimo, e esse é um dos motivos pelo qual não queremos nos casar aqui. Então, gostaria de saber sobre valor do casamento no civil. Vc saberia me informar? Nossa intensão é apenas nos casar no civil, sem festa, bolo, vestido branco…apenas oficializar . Ficaria muito grata se vc pudesse me passar informações sobre isso. Se da muito trabalho, se é caro, se até pro civil precisa organizar com muita antecedência, etc. Desde já fico grata.

    • Lulu No País das Maravilhas

      Ei Mara!! Obrigada por ler o blog! 😉 já viu o vídeo do casamento? https://www.youtube.com/watch?v=dLvz-Fibp-0 Muito legal você morar na Holanda!! 😉 E adorei a ideia de casar em Santorini! Trabalho dá, mas é possível e vale cada centavo! Me passa seu email ou me manda um alô no luana.sarantopoulos@gmail.com que eu te passo uma noção básica dos preços e te explico o caminho das pedras. EU sou super próxima do pessoal da ilha porque morei lá alguns anos e casei no ano passado, então dicas e orientações não faltam!! Nos falamos no private, ok? Vou esperar seu email!! bis

  • Karyn

    Olá Lulu! Tudo bem? Parabéns pelo blog, eu adoro todos os seus post.
    Estou correndo contra o tempo para realizar o sonho de casar em Santorini… Será que você poderia me dar algumas dicas? Gostaria de casar agora, no começo do mês de julho. Caso no civil em junho e gostaria de fazer uma cerimônia simbólica somente o casal. Estou há meses tentando contato com o travelzone, mas ainda não obtive nenhuma resposta. A única coisa que temos são as passagens compradas pra lá! Estou correndo para organizar o restante! Conto com vc, amada!
    Desde já, super agradeço! Bjos, Karyn.

    • Lulu No País das Maravilhas

      Ei Karyn!!! Obrigada por ler! 😉 Claro que posso te ajudar!! Santorini é um lugar paradisíaco mas como você sabe, é uma ilha grega no meio do mediterrâneo e não é tão fácil assim o contato com lá. Várias noivas me falam desse travelzone mas ninguém consegue retorno, eu também tentei na minha época. Tá aqui o caminho das pedras: procura a Margarita, da Divine Weddings, ela foi a minha wedding planner e fez acontecer! A empresa dela tem esse tipo de casamento para dois! Fala com ele e diz que eu, Luana Sarantopoulos, que te indiquei que ela virou super minha amiga! O email dela é margarita@weddingsantorini.com. Boa sorte!! Qualquer dúvida, me fala! bjss

  • Karyn

    Oi Lulu! Tudo bem?
    Quero agradecer pelo contato com a Margarita! Estou conversando com a Melissa, acho que é uma das assistentes dela. Querida, queria te contar mais, mas pode ser por e-mail?
    Bjos mil, Karyn.

  • Giuliana

    Oi Lulu, tudo bem?
    Pretendo me casar em santorini em agosto de 2017 e parece que vc ficou bem satisfeita com os serviços prestados pela Margarita, o que me deixou bem interessada.
    Fora eu e meu noivo, teremos mais 4 convidados kkkk um casamento bem intimista. Não gosto de nada tradicional, nunca me casaria em uma igreja por exemplo, mas quero um cerimonialista para falar algumas palavras bonitas digamos assim… Vc tem alguma dica pra um casamento pequeno e bem simples com estilo praiano lá em santorini? Fui uma vez pra lá e me apaixonei pela beleza do lugar!
    bjo

  • Hana El Shawwa

    Oi Lulu tudo bem?!? Adoro seus posts… Também tenho o sonho de me casar em Santorini e estamos planejando para outubro de 2017. Cerimônia simbólica, com no máximo 4 convidados. Quem vc indicaria para os preparativos. Qual o percurso que vocês fez? Desde já te agradeço.

  • Alecia Santos

    Olá, Luana! Tudo bom? Quanto tempo leva uma cerimônia simbólica em Santorini? Desde já te agradeço! 😘

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *