Como planejar uma viagem para a Islândia

Queridos leitores,

Vocês devem imaginar que não é tão simples organizar uma viagem para a Islândia. São muitas variáveis importantes que temos de levar em consideração e tem ainda a louca instabilidade climática que faz chover, nevar, ter aurora boreal e arco íris no mesmo dia.

Mas isso é bom, certo? Nada como uma viagem beeeeeeem diferente para tirar a gente da rotina! Confesso que não achei tanto material bacana para pesquisar em português e por isso na volta da minha viagem vou fazer um super guia e postar aqui no blog! Com as dicas de ouro e as ciladas para evitar 😉

Então, o planejamento começa com: quando ir? Depende do que você quer fazer na Islândia. Quem quer rodar o país todo, ter mais opções de passeio e clima ameno deve escolher o verão. Quem quer ver a aurora boreal e enfrentar as aventuras para conseguir ver o que só aparece em temperaturas extremamente baixas, deve ir no inverno. Nós escolhemos “o clima meio termo” (not really, super frio) de março, que é a última chance de presenciar a aurora boreal! Mas falaremos disso mais adiante (na torcida para a gente ver!)!

Se você está planejando uma viagem para a Islândia e já escolheu a época do ano, aí vai outra dica valiosa: use e abuse da web para pesquisar porque nas livrarias não tem quase nada sobre a Islândia. Eu sou do tipo old school que gosta de estudar a história do país e ainda comprar guias visuais com fotos, mas não achei quase nada sobre a Islândia. Só consegui o guia em inglês da Escandinávia do Lonely Planet de uma amigona e foi o que ajudou um bocado. Ah, também tem um capítulo bem legal sobre Islândia no livro “Colapso”, e falo mais sobre ele neste post: A Islândia que vive dentro de mim.

Aí é hora de deitar e rolar no muito virtual, pesquisar bastante em inglês em fóruns (principalmente no Trip Advisor) para ver o  que o pessoal que já foi está compartilhando. Ainda acho válido fazer uma busca incansável no YouTube para ver vídeos dos passeios por lá e observar o que usar na friaca (faça a busca em inglês  – Iceland – e verá muitas opções). Aproveite a eficiência do Instagram e procure perfis para seguir e acompanhar (adorei o @extremeiceland e o @icelandtravel mas tem muitos outros, basta pesquisar “Iceland”).

Outra coisa importante na hora de planejar uma viagem até a Islândia é entender que você precisa de um carro forte, de preferência 4×4, para ter certeza que vai conseguir chegar nos lugares que planejou. É claro que se você for no verão e não for fazer nada fora da estrada principal, Ring Road, um carro “normal” deve te atender. É melhor perguntar na hora que for alugar o carro, pois em algumas épocas do ano as estradas ficam cobertas de neve e algumas áreas são de difícil acesso.

E a mala? Não faz ideia do que levar para a mala da Islândia? Pois é, eu também não fazia! Pesquisei bastante e fiz uma lista com 10 itens importantes para levar na mala para a IslândiaSe você é brasileiro ou mora no Brasil, dá uma olhada no meu post  e no meu vídeo pois acredito que você não deve ter todas as peças no armário. Lojas como Decathlon e North Face vão te ajudar na missão 🙂

E aí é começar a pensar em um roteiro bacana. Tem tempo e disposição de rodar o país todo? Quer fazer só o sul do país? Quer ver o passeio de baleias ou explorar as lagoas glaciais? Confesso que não foi super fácil fazer o roteiro pela Islândia. Eu, meu marido e minha cunhada pesquisamos muito sobre o local e meu irmão que é geólogo estudou bastante a região e deu uma up na nossa rota. E na reta final, pedi para meus amigos islandeses conferirem nosso roteiro e ainda ajustamos com algumas dicas dos nativos. Enfim, estamos prontos!

Bem, é isso. Estaremos na Islândia a partir dessa semana e quero te convidar para acompanhar nossa jornada pelo país do gelo em tempo real aqui no meu blog, no meu Instagram e no meu face. Vem comigo pela Islândia! Grande beijo, leitores!

Islândia
Islândia, imagem do Pixabay

 

 

Um comentário sobre “Como planejar uma viagem para a Islândia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *