Cultura, balada ou romance: qual é a sua Grécia?

Uma das coisas mais gostosas dessa vida é planejar uma viagem. Ainda mais se for viagem de férias, para um lugar M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-O como a Grécia! Só que aí começam as mil dúvidas sobre o que fazer naqueles dias limitados que teremos de férias….! Ai, seria tão bom poder viajar sem data para voltar pelas ilhas gregas e Grécia continental!!

É bom mesmo, bom demais, conto da minha experiência. Passei praticamente seis meses viajando pela Grécia em um greek mochilão e me permiti voltar ainda muitas outras vezes para as ilhas gregas. É claro que eu adoro viajar para outros lugares também, mas com o tempo fui percebendo que nada me alegra mais do que uma praia maravilhosa, uma música boa de ilha, cenários paradisíacos e um café frappé. Então, já sei: para mim a Grécia é top destination sempre! Número 1 do verão europeu! E como meu coração é helênico e Grécia é meu assunto favorito, eu tenho bastante post legal sobre lá! Dá uma olhada na série Lulu na Grécia, clicando aqui.

Então, devido ao meu favoritismo escancarado e meu sobrenome difícil, recebo muitos emails e mensagens de amigos e amigos de amigos e leitores que querem ajuda na hora de programar a viagem pela Grécia. A maioria da galera tem de 10 a 15 dias e eu sempre falo que dá sim para fazer um roteiro bacana. Mas é crucial saber que tipo de viagem você está procurando: Grécia Clássica, ilhas gregas de badala, ilhas gregas para romance e lua-de-mel ou um pouco de tudo? (Ah, e se quiser ter todo o apoio necessário durante a viagem é só me gritar que eu te passo o contato da melhor pessoa para acompanhar suas aventuras pela Grécia!)

Se você não faz nem ideia por onde começar o planejamento da sua viagem, vou esclarecer mais um pouco. A Grécia é um destino perfeito para quem ama história e cultura e existem muitos roteiros bacanas que passam pelas ruínas mais relevantes e curiosas da Grécia Antiga. Essas viagens começam por Atenas, dão uma passada no Peloponeso e podem incluir várias ilhas que tem uma infinidade de templos especiais e inesquecíveis. Se a sua pegada é badalar no verão das ilhas gregas, a minha sugestão é passar um a dois dias em Atenas e aproveitar o máximo de tempo nas ilhas uhuuuuuu! Aí é se programar para ver se tem barco ou avião de onde você vai estar para onde você quer ir. Uma das coisas mais legais da Grécia é poder viajar sem pressa, relaxar nas infinitas horas de uma viagem de barco, então sempre que puder, vá curtir o vento no rosto e ver o sol se por no meio do mediterrâneo, please  😉

Tem ainda a Grécia dos apaixonados, dos casais felizes e daqueles que também buscam por amor. Eu sei, parece cafona, mas eu sou cafona e romântica mesmo! Aí, para os casais o roteiro é diferente e bem mais relax, focado em vistas de tirar o fôlego e boa gastronomia. Tem a Grécia aventura pura, perfeita para mochileiros e viajantes que não se importam com os lugares mais famosos e nem com a to-do-list dos turistas tradicionais. Essas ilhas são mais em conta e tem uma estrutura bem menor e uma vida de ilha grega mais real (também amo!). E ainda tem a Grécia que inspira a busca espiritual e cultural e eu tive a bela oportunidade de conhecer um pouco dessa também. Ah, e tem a Grécia MUST DO!, que são os lugares mais famosos quando se pensa em ilhas gregas e continente. Sabe aquela lista infindável de perguntas que você sabe que as pessoas vão fazer quando souberem que você foi para a Grécia? A Grécia MUST DO é para ter certeza que você vai responder SIM para a maioria das perguntas do seu grupinho de amigos que sabe algo sobre aquela parte do mundo.

Então lá vai um resumão para você conseguir escolher quais lugares você quer visitar quando for para a Grécia!

Grécia Cultural: Se o seu interesse for conhecer ruínas bacanas e mergulhar no brilhante passado helênico, aqui vão as minhas sugestões. Eu me concentrei no que chamamos de Grécia Clássica e aproveitei para dar uma sugestão de ilha também!

Atenas (óbvio): pela Acróple, pelo Teatro, pelo Templo de Apolo e toda a beleza de Plaka (e muito +++).  E claro, não deixe de visitar o Museu Arqueológico e o Museu da Acrópole.

Acropole Atenas

Peloponeso: É bem legal passar de carro ou ônibus pelo canal de Corinto, a caminho das maiores belezas da Grécia Antiga. Dá para conhecer Micenas e a Tumba de Agamenon, o famoso Teatro de Epidauros que sempre foi citado pela sua acústica perfeita. É possível dormir em Olímpia, onde nasceram as olimpiadas e ainda conhecer o famoso oráculo de Delfos! A emoção de caminhar pelas ruínas gregas não é um sentimento que pode ser traduzido em palavras. Então, seja de carro ou de excursão, embarque! Depois me conta!

Ilha de Delos: pertinho de Mykonos, está bem no centro das Ciclades. Dá para fazer um passeio de um dia se você estiver em alguma das ilhas ao redor. A ilha é desabitada e é inteira uma ruína fantástica e mágica. Santuário do Deus Apolo, berço da deusa Artemis, Delos foi no passado uma cidade completa e muito rica e ela está cheia de lendas e contos curiosos.

Grécia Aventura: Se o seu lance é pegar um barquinho pequeno para ver as cavernas azuis mais lindas da face da Terra ou ainda entrar em um Booze Cruise que vai te levar até uma enorme rocha para pular pelado no meio do mar, ta aí:

Ilha de Zakynthos: perfeita em termos de beleza natural, Zakynthos faz parte das Jônicas, que possuem, na minha opinião as praias mais belas da Grécia. O mar é tão impressionante que hipnotiza e as cavernas azuis são um show a parte 😉 Não é tão simples chegar até Zakynthos mas as horas de bus + o ferry super valem a pena (tá, hoje é mais fácil, é só ir de avião mas eu sou old school)

Zakynthos Grécia Zakynthos

Ilha de Corfu: Ainda nas jônicas, Corfu é uma ilha grande e cheia de possibilidades. A minha sugestão é se hospedar em um dos maiores hostel da Europa, o Pink Palace e aproveitar a estrutura louca que eles tem por lá. Festa da toga para mais de 1000 pessoas (whaaat? Yes, eu sei porque trabalhei lá!), booze cruise pelas quebradas fantásticas, muitos happy hours, volei, caiaque, quadriciclo e por aí vai. Os hospedes são abertos e só querem aventura e diversão. Se joga, se joga! (posto abaixo a única foto apropriada kkkkk)

 Grécia Corfu Pink palace

Ilha de Samos: Bem distante de Atenas (tipo já fiz em 12 horas de barco) e colada na costa da Turquia, Samos é uma ilha linda e cheia de cachoeiras e alguma mata. Ainda assim, tem praias belíssimas e agitada vida noturna. Os preços são bem mais convidativos e ela é a rota perfeita para quem quer ir para a Turquia depois. A viagem de barco de Samos para Kusadassi (Turquia) dura apenas duas horas. Tão perto assim? É, dessa praia aí de baixo já dá para avistar a Turquia, que é essa montanha aí 🙂

Samos

Grécia Balada: Se o seu esquema é mergulhar na vibe bombante do melhor verão europeu, a sua viagem não pode deixar de passar por algumas ilhas tops! Nelas, o fervo rola de dia nos beach bars e de noite nas boates. Sensacional e aprovado!

Mykonos (óbvio): ilha mais famosa da Grécia pelas festas selvagens que rolam soltíssimas na praia da Paradise e na Super Paradise. Os nomes já dizem tudo, a beleza das praias é impressionate e a atmosfera de festa onde tudo pode é contagiante…então, cuidado! Na Super Paradise tem bastante festa gay e se esta não for a sua praia, confira a programação antes de chegar lá. A Paradise é mais hetero, mas rola nudismo liberado e coisas que até o Deus do carnaval duvida mas é claro que estamos na Europa e europeu em geral é zerola. Ou seja, ele não vai nem chegar perto de você a não ser que você se jogue nele. Então, é dez vezes menos hostil do que um carnaval e só participa da zorra quem quer. Dá tranquilo para casal ir, fomos no ano passado dias antes do nosso casamento tomar alguns mojitos e dançar em cima da mesa 😉

Mykonos Grécia

Ios: novidade para os brasucas mas os gringos já invadiram. É a Mykonos de 20 anos atrás. Tem muita opção barata de hospedagem, camping, real hostels e por aí vai. A galera é mais hippie relax e menos sofisticada do que em Mykonos mas a diversão é garantida!

Rhodes: o mais fantástico da ilha de Rhodes é que ela é altamente cultural e ainda tem uma nightlife tão selvagem como a de Mykonos. Existe algo que é a “nova cidade” e lá a noite é dominada pelos ingleses ensandecidos. Aí, já viu, se não quiser ver coisas do arco da velha, não vá até lá, já aviso. Se quiser festa sem limites a noite toda com direito a lual na praia até o nascer do sol, Rhodes é o seu lugar.

Grécia Romântica: minha favorita, disparada! Mesmo porque agora sou uma mulher casada, né gente? #eomaridoleomeublog……..kkkkkk. Sempre que eu piso na Grécia, sinto que o amor está no ar, mas não existe nada mais romântico do que um vinho na caldera de Santorini!

Santorini: a mãe das ilhas da Grécia, Santorini é uma das que mais recebe turistas todos os anos e tem uma das temporadas mais longas. A ilha é linda de todos os cantos e o vulcão não deixa dúvidas: é o lugar certo para amar e ser amado. Se puder, fique pelo menos três dias na ilha. E conheça a praia de Perissa e a Praia Vermelha durante o dia, Oia no pôr-do-sol e não deixe de conferir um jantar fino em Fira. E se tiver a chance, vá celebrar seu amor na ilha mais linda do mundo e se case por lá, igual fizemos ano passado 😉 Se quiser saber tudo sobre meu Casamento em Santorini, clique aqui.  Aiaiaiaiaiai, já quero chegar logo em Santorini! (Tic tac faltam poucos dias!).

casamento em Santorini

Atenas: nada me tira da cabeça que Atenas é super romântico. Andar nas ruas de Plaka no final da tarde e sentar em uma taverna grega quando a noite cai e a Acropole se ilumina é uma das coisas mais lindas que Atenas pode te oferecer. É, simples assim, o dia-a-dia da cidade deusa é um apanhado de cafeterias charmosas, hotéis com belas vistas e compras fantásticas. Nem preciso mencionar a parte da riqueza histórica, preciso? Todo casal que vier a Grécia tem que passear pelo menos uns três dias pelas ruas de Atenas 😉

Acropole a noite

Poros: demorei para conseguir achar outra ilha romântica na Grécia, mas é que todas são super charmosas e o amor sempre está no ar no meio do mediterrâneo. Mas escolhi especialmente a ilha de Poros por ser linda, mais tranquila e colada em Atenas. Quando a gente está em uma viagem romântica ou de lua de mel não quer ficar correndo para todo lado, com check list de coisas para fazer né? É relaxar e observar a vida passar, com aquela vista de tirar o fôlego, um bom vinho e boa companhia.

Vida na Grécia ilhas gregas

Grécia Espiritual: eu, depois da insana viagem por todos os tipos de Grécia já mencionados acima, me encontrei no meio de uma crise interna daquelas difíceis de explicar. Então, não hesitei por nem um minuto e peguei um ônibus para Meteora. E no meio de excursão de romenos, enquanto subia as escadas para alcançar o monastério cravado no alto da rocha, me encontrei pertinho de Deus. Então para quem está buscando uma viagem mais in do que out, ta aí:

Meteora: Você pode comprar passeios para Meterora se estiver em Larissa, Katerini, Tessaloniki, Atenas e alguns outros lugares. Existem opções de um dia apenas ou dois. O bacana é relaxar no ônibus e apreciar toda a vista do percurso, mesmo quando o motorista corre igual um condenado! E chegando lá, respire fundo e prepare-se para o seu tão esperado encontro com o ser maior. Eu posso dizer: Meteora mexeu bastante comigo (leia meu post sobre Meteora aqui).

meteora Grécia

Monte Athos: Fica em uma das pernas de Halkidiki, no norte da Grécia. Na mesma linha de Meteora, no Monte Athos estão alguns mosteiros mais famosos da Grécia. Importante: até outro dia, mulher não podia entrar lá (e não sei se isso mudou) e apenas poucos homens que conseguem um visto para conhecer o lugar, ok? Procure saber melhor antes de se planejar.

Patmos: uma ilhota grega charmosa bem no meio do Dodecaneso que tem como maior atração um monastério. Lá também tem a caverna onde o São João escreveu o Apocalipse. É bem bacana e definitivamente merece uma visita. Um ou dois dias na ilha é suficiente 😉 Vários barcos chegam das outras ilhas do Dodecaneso, eu fui de Samos.

Patmos

Grécia MUST DO:

Atenas: pela Acrópole e Plaka, compras e comida grega.

Creta: pelo Palácio de Cnosos e a maravilhosa história da civilização minóica. Se tiver tempo, visite as praias mais distantes de Heráclio!

Creta Grécia

Rhodes: pela Muralha e toda a cidade antiga ++++ a belíssima e imperdível Acrópole de Lindos!

Lindos Rodes

Mykonos: pelas belíssimas praias, baladas e moinhos charmosos.

Santorini: pelo vulcão e pela magia das casinhas penduradas na caldeira!

viagem Santorini Grécia

Ainda tem dúvidas? Pode me escrever que eu respondo todo mundo 😉 luana.sarantopoulos@gmail.com

Espero que tenha ajudado! bjs!

Um comentário sobre “Cultura, balada ou romance: qual é a sua Grécia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *