Dicas sobre Creta, Grécia: Chaniá!

Queridos leitores,

minha viagem até Creta, na Grécia foi maravilhosa e muito inspiradora.

Mas me deparei com muitas dúvidas quando estava progamando a viagem, afinal Creta é uma ilha enorme,  e com uma lista infindável de coisas legais para fazer. Então, comecei a me perguntar: Para onde vou? Onde vou ficar? O que vou conseguir fazer em sete dias?

Concluí, logo no começo, que não iria conseguir fazer tanta coisa em sete dias.

Pensa bem, em sete dias você conhece muito bem a maioria das ilhas gregas, mas CRETA é CRETA! E não há nada igual ou parecido em toda a Grécia 😉 Então, vale a pena deixar a ambição de conhecer TUDO de lado, e aceitar a opção de conhecer algo BEM, certo? E foi com este intuito que concentrei minha viagem no lado oeste de Creta – e minhas cidades de apoio foram Rethymno e Chaniá. Também conheci Heraklion e Agios Nikolaos, mas falaremos disso em outro post 😉

Muito importante: Creta é barata,

E você consegue maravilhas em um custo benefício interessante. Eu estou muito acostumada aos preços de Santorini mas em Creta é tudo beeeem mais em conta. No meu vídeo O que fazer em Creta, eu conto que um club sandwich é 5 euros, um bom jantar 10 -12 euros, um bom hotel 3*** tem uma diária em torno de 60 euros (preços de outubro de 2016). E ainda dou várias dicas o que fazer, onde ficar, como chegar e quando ir para Creta!

Mais importante ainda: Creta é enorme, e localização é tudo! Ou seja, muita hospedagem barata está, na verdade, bem no meio do nada. 

Na região de Chaniá, existe uma infinidade de resorts e hotéis lindos estranhamente baratos, mas só vale a pena de pegar uma barganha dessas se você vai ficar vários dias na ilha e de carro – é claro!

Então, se você está com tempo e verba limitados, minha dica sobre Creta é: fique no porto veneziano de Chaniá.

Dicas de Creta Chaniá
Porto de Chaniá

Neste porto super charmoso você encontra inúmeros restaurantes, cafeterias, lojinhas de souvenirs e agências de turismo. Então, é só deixar a mala no quarto e curtir a paisagem linda do porto de Chaniá. Por ali, dá para visitar museus, descobrir lojas bem cretenses, é uma região que você não tem que preocupar com absolutamente nada. Fazer tudo a pé, comer bem e gastar pouco e ainda comprar um Rakomelo (raki com mel – amo!) de lembrança para um parente querido.

Dicas de Creta Chaniá
Porto de Chaniá, Creta
Dicas de Creta Chaniá
Porto de Chaniá, Creta
Dicas de Creta Chaniá
Porto de Chaniá, Creta

E para quem tem tempo e quer curtir as praias da região de Chaniásegunda dica: conheça as praias da região de Chaniá pois elas são imperdíveis!

Nada melhor do que estar ali perto do porto veneziano, pois a rodoviária está super perto, tipo 10 minutos a pé. Se você quer comprar o passeio em agências, existem várias opções de tours de barco e ônibus saindo do centrinho. E se você quiser alugar um carro, mais fácil ainda! Os preços variam, mas só para vocês terem noção: a diário do carro era 35 euros, a passagem de ônibus para a praia de Elafonissi era 12 euros e os tours para algumas praias eram em torno de 20 euros.

Sobre as praias…ah, o que dizer? Elas são maravilhosas!

Não tive tempo suficiente para explorar todas que  queria e já marquei de voltar para Chaniá em 2017 e na próxima viagem ficarei 10 dias apenas lá! 😉 Conheci Elafonissi e me pareceu um super caribe grego, com mar lindo e calmo e claro, com uma atmosfera cretense inconfudível. Espreguiçadeiras para alugar, um fournos (padaria) para matar a fome e muito espaço vazio selvagem e maravilhoso para os animados explorarem. Eu simplesmente me apaixonei por Elafonissi.

Dicas de Creta praias de Chaniá
Praia de Elafonissi, Creta
Dicas de Creta praias Chaniá
Praia de Elafonissi, Creta
Dicas de Chaniá, Creta
Elafonissi, Creta

Para quem tem tempo: visite também Falasarna, Balos, Frangocastello e Seitan Limani.

Ah, e quero fazer uma sugestão especial sobre a região de Akrotiri, em Creta, próximo de Chaniá 😉 É nessa região bela que se encontra a praia do Stavros, a famosa praia do Zorba! Isso mesmo, a praia onde foi filmado partes do filme Zorba, o Grego e claro, onde o Antony Queen (nosso querido Zorba!) dançou o Sirtaki mais famoso do mundo! Para contar mais sobre a praia do Stavrós, prometo que farei outro post!

Dicas de Chaniá, Creta Stavros, praia do Zorba
Praia do Stavros, Chaniá, Creta
Dicas de Chaniá, Creta Stavros, praia do Zorba
Praia do Stavros 🙂 praia do Zorba

E sobre a comida sensacional de Creta?

Também não tenho palavras para descrever, já que amo a comida grega e a culinária de todo o mediterrâneo. Amei todos os pratos, experimentei tudo que podia e um dos meus novos favoritos é a salada cretense com um pão e tomate (…tentando lembrar o nome…). Ah, e adorei as variações do raki (com mel, com rosas)

Como não quero cansar vocês, fiz este post com informações mais breves – mas se você quer saber mais sobre onde ficar em Creta, Elafonossi, Praia do Stavros, e dicas sobre Creta, clique aqui!

 

 

 

Um comentário sobre “Dicas sobre Creta, Grécia: Chaniá!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *