Dicas sobre Creta, Grécia: Chaniá!
Queridos leitores,
minha viagem até Creta, na Grécia foi maravilhosa e muito inspiradora.
Mas me deparei com muitas dúvidas quando estava progamando a viagem, afinal Creta é uma ilha enorme, e com uma lista infindável de coisas legais para fazer. Então, comecei a me perguntar: Para onde vou? Onde vou ficar? O que vou conseguir fazer em sete dias?
Concluí, logo no começo, que não iria conseguir fazer tanta coisa em sete dias.
Pensa bem, em sete dias você conhece muito bem a maioria das ilhas gregas, mas CRETA é CRETA! E não há nada igual ou parecido em toda a Grécia 😉 Então, vale a pena deixar a ambição de conhecer TUDO de lado, e aceitar a opção de conhecer algo BEM, certo? E foi com este intuito que concentrei minha viagem no lado oeste de Creta – e minhas cidades de apoio foram Rethymno e Chaniá. Também conheci Heraklion e Agios Nikolaos, mas falaremos disso em outro post 😉
Muito importante: Creta é barata,
E você consegue maravilhas em um custo benefício interessante. Eu estou muito acostumada aos preços de Santorini mas em Creta é tudo beeeem mais em conta. No meu vídeo O que fazer em Creta, eu conto que um club sandwich é 5 euros, um bom jantar 10 -12 euros, um bom hotel 3*** tem uma diária em torno de 60 euros (preços de outubro de 2016). E ainda dou várias dicas o que fazer, onde ficar, como chegar e quando ir para Creta!
Mais importante ainda: Creta é enorme, e localização é tudo! Ou seja, muita hospedagem barata está, na verdade, bem no meio do nada.
Na região de Chaniá, existe uma infinidade de resorts e hotéis lindos estranhamente baratos, mas só vale a pena de pegar uma barganha dessas se você vai ficar vários dias na ilha e de carro – é claro!
Então, se você está com tempo e verba limitados, minha dica sobre Creta é: fique no porto veneziano de Chaniá.

Neste porto super charmoso você encontra inúmeros restaurantes, cafeterias, lojinhas de souvenirs e agências de turismo. Então, é só deixar a mala no quarto e curtir a paisagem linda do porto de Chaniá. Por ali, dá para visitar museus, descobrir lojas bem cretenses, é uma região que você não tem que preocupar com absolutamente nada. Fazer tudo a pé, comer bem e gastar pouco e ainda comprar um Rakomelo (raki com mel – amo!) de lembrança para um parente querido.



E para quem tem tempo e quer curtir as praias da região de Chaniá – segunda dica: conheça as praias da região de Chaniá pois elas são imperdíveis!
Nada melhor do que estar ali perto do porto veneziano, pois a rodoviária está super perto, tipo 10 minutos a pé. Se você quer comprar o passeio em agências, existem várias opções de tours de barco e ônibus saindo do centrinho. E se você quiser alugar um carro, mais fácil ainda! Os preços variam, mas só para vocês terem noção: a diário do carro era 35 euros, a passagem de ônibus para a praia de Elafonissi era 12 euros e os tours para algumas praias eram em torno de 20 euros.
Sobre as praias…ah, o que dizer? Elas são maravilhosas!
Não tive tempo suficiente para explorar todas que queria e já marquei de voltar para Chaniá em 2017 e na próxima viagem ficarei 10 dias apenas lá! 😉 Conheci Elafonissi e me pareceu um super caribe grego, com mar lindo e calmo e claro, com uma atmosfera cretense inconfudível. Espreguiçadeiras para alugar, um fournos (padaria) para matar a fome e muito espaço vazio selvagem e maravilhoso para os animados explorarem. Eu simplesmente me apaixonei por Elafonissi.



Para quem tem tempo: visite também Falasarna, Balos, Frangocastello e Seitan Limani.
Ah, e quero fazer uma sugestão especial sobre a região de Akrotiri, em Creta, próximo de Chaniá 😉 É nessa região bela que se encontra a praia do Stavros, a famosa praia do Zorba! Isso mesmo, a praia onde foi filmado partes do filme Zorba, o Grego e claro, onde o Antony Queen (nosso querido Zorba!) dançou o Sirtaki mais famoso do mundo! Para contar mais sobre a praia do Stavrós, prometo que farei outro post!


E sobre a comida sensacional de Creta?
Também não tenho palavras para descrever, já que amo a comida grega e a culinária de todo o mediterrâneo. Amei todos os pratos, experimentei tudo que podia e um dos meus novos favoritos é a salada cretense com um pão e tomate (…tentando lembrar o nome…). Ah, e adorei as variações do raki (com mel, com rosas)
Como não quero cansar vocês, fiz este post com informações mais breves – mas se você quer saber mais sobre onde ficar em Creta, Elafonossi, Praia do Stavros, e dicas sobre Creta, clique aqui!
Olá, gostaria de uma ajuda. Vou para Chania de navio. Chego às 9h é vou embora às 18h. O que vc me indicaria fazer nesse período? Gostaria de conhecer uma praia bonita mas tb de dar uma volta pela cidade. É possível? Qual praia maravilhosa é mais perto?
A cidade é muito maravilhosa, conheça o porto antigo, tome um café ou faça um refeição por lá. As praias mais bonitas são mais distantes (Balos e Elafonissi por exemplo), então tem que ver se você consegue um passeio (de bus ou barco) que sai de manhã e volta no final do dia. Aí você ver o entardecer no porto antes de voltar para o seu barco. Bjs!