Grécia,  Viagens

Ilha de Folegandros: o paraíso grego gourmet fora do mapa!

A ilha de Folegandros é uma daquelas surpresas maravilhosas no meio da loucura do verão grego. Com tantas ilhas para conhecer na Grécia, Folegandros passa despercebida na maioria dos roteiros dos brasileiros. E foi apenas na minha última temporada na Grécia que decidi conhecer a Ilha de Folegandros: o paraíso grego gourmet fora do mapa!

Vocês que acompanham o blog sabem que eu não vou escrever aqui um post estilo wikipedia e não faço ideia quantos habitantes tem a ilha e não me interesse pelo “roteiro obrigatório”. Vamos falar de coisa boa: experiência real, comida de primeiríssima e praias paradisíacas!! Yebaaaa 🙂

Ilha de Folegandros, Grécia

Decidi visitar a ilha de Folegandros depois de muitos comentários positivos dos meus amigos gregos de Santorini. No meio da alta temporada, meados de julho, eu e minha mãe, finalmente pegamos o barco de Santorini para Folegandros. A viagem foi super curta e tranquila, e um amigo de um grande amigo nos buscou no porto Karavostasi (não se preocupe com os nomes, gente, lá é super pequeno e as pessoas são muito amigáveis, então tá fácil de resolver!).

Seguimos para o hotel Kallisti, que é um daqueles lindos em Chora, super sossegado, com uma vista bem especial da Igreja da Virgem Maria. A piscina do hotel foi uma atração para mim, porque uma dose de sossego no meio das ilhas gregas era tudo que eu precisava para começar a viagem da melhor maneira!

Ilha de Folegandros Grécia (1)
Hotel Kallisti, Folegandros, Grécia

Eu gostei muito da localização do hotel, porque ficava a apenas 5 minutos do centrinho de Chora e logo na frente passava um ônibus que levava para as praias. E uma praia que entrou direto para a minha lista de praias perfeitas das ilhas gregas foi: Praia de Agali, em Folegandros. Lá é um verdadeiro paraíso no maior estilo ilhas gregas, só que tem um plus: com 1/10 do número de pessoas que você vai encontrar nas outras ilhas gregas 🙂

A vista, quando você desce do ônibus, é mais ou menos assim:

Ilha de Folegandros Grécia (2)
Ilha de Folegandros, Grécia

As águas são calmas e quentes, e é um lugar perfeito para ir com crianças, mas para minha sorte as crianças que estava lá eram super calmas e silenciosas. A maioria das pessoas na praia também, cada um lendo seu livro ou tomando sua biritinha no seu mundo, sem incomodar o vizinho.

Quando entrei na água, me apaixonei pelas cores do mar. E para quem gosta de mergulhar, ali é cheio de peixinhos coloridos e pedras brancas no fundo 🙂

Ilha de Folegandros, Grécia

É bom saber que a praia é pequena e possui uma estrutura limitada. Me explico: não tem aqueles beach bars gigantes de Mykonos e Santorini. Mas caminhando 2 minutos para fora da areia tem algumas cafeterias e restaurantes, com comida fresca e vistas de tirar o fôlego. Vi aluns hotéis bem legais ali também. Dá para ter uma ideia do que estou falando na foto abaixo:

Depois de curtir a praia de Agali, pegamos o barquinho e fomos para Agios Nikolaos, uma pequena praia há apenas 5 minutos de Agali. O visual do paraíso é mais ou menos assim:

Ilha de Folegandros Grécia

Por mais que seja parecido com Agali, a praia de Agios Nikolaos tem seus segredos. É ali que fica localizado um dos restaurantes mais deliciosos (quesito comida e atmosfera) de Folegandros: o Papalagi. Olha a vista do caminho que me levaria até lá:

Ilha de Folegandros, Grécia

No Papalagi, ficamos saboreando vários pratos da culinária grega e ainda conhecemos a fantástica Manina, que nos contou muito sobre as inspirações para os pratos 🙂 Eles têm muita coisa especial no cardápio, portanto não espere apenas uma refeição de taverna grega. O Papagali guarda muitas outras surpresas. Eu amei este lugar.

Ilha de Folegandros Grécia

No dia seguinte, pegamos o mesmo barquinho, porém passamos por Agios Nikolaos e fomos para a praia vizinha: Livadaki. O percurso é curto e tranquilo e o mar é tão calminho……

Ilha de Folegandros, Grécia

Do barquinho, a vista da praia de Livadaki é bem impressionante. A pequena parte branca é o que chamamos de praia : )  Mas ali, a beleza da natureza e a força das rochas é o que marca na memória. Ah, e o silêncio.

Ilha de Folegandros Grécia

Ficamos pouco tempo na praia de Livadaki e pegamos o barquinho quando ele voltou pois esta praia é mais selvagem, estava muito quente e as poucas sombras já estavam ocupadas. As pedrinhas são bem desconfortáveis para sentar ou deitar. É bom consultar os horários dos barcos, levar bastante água, alguns snacks e preparar para ver geral pelado no Livadaki.

Mas falando francamente, tirando os meus mimimis, o lugar é lindo demais e vale totalmente uma visita!

Ilha de Folegandros, Grécia

Na volta, paramos novamente na praia de Agios Nikolaos e fomos comer no Papagali 🙂

Eu achei que tinha sido uma feliz coincidência, mas nossa jornada gastronômica (também conhecida como roliçagem 3 x por dia) me fez entender que Folegandros tem uma caraterística muito peculiar: a culinária mediterrânea com uma pegada gourmet e um twist inesperado.

Não me leve a mal, tem gente que gosta de gourmet, tem gente que detesta gourmetizados e por aí vai, não quero criar polêmica aqui. Eu gosto de comida saborosa, comida boa, seja da casa da vó ou do DOM. O que estou tentando dizer aqui foi que em Folegandros existe uma maior variedade de experimentações quando falamos de cozinha grega. E mais, muitos restaurantes são pequenas boutiques, os chefs são jovens cheios de talento, o atendimento é bem especial e a experiência é, em geral, uma combinação totalmente inesperada para uma ilha grega pouco famosa. Um dos chefs gregos locais me explicou que eles são internacionalmente conhecidos como a ilha gournet das Cíclades.

Anota aí: para sua próxima viagem, ilha de Folegandros, na Grécia!

Ilha de Folegandros, Grécia

Talvez por sua proximidade com as bombadas Mykonos e Santorini, Folegandros tenha sido ofuscada em termos de fama. Talvez, a sua maior benção seja a timidez frente às grandes ilhas famosas. Enquanto caminhava pelas ruas de Chora, despreocupadamente, uma pergunta girava na minha cabeça…“cadê o povo, gente? Cadê as multidões de turistas?”

Turismo de massa não existe em Folegandros, graças a Deus. Sem aeroportos lotados nem cruzeiros ferozes, Folegandros continua calma e sofisticada. Nossa caminhada rumo ao pôr do sol foi agradável e tranquila e vale a pena dedicar algum tempo para ver as lojinhas de moda e até de souvernirs. Os itens são bem diferentes, mas os preços podem ser salgadinhos também.

O público da ilha parece mais cool e sofisticado e o mais importante, sem passos acelerados e sem paus de selfie 🙂 Os casais andam calmamente de mãos dadas, apaixonados. Me animei em Folegandros, enfim, algo diferente! Descobri um pequeno paraíso para os meus momentos relax no alto verão grego.

Seguimos para ver o pôr do sol na Igreja da Virgem Maria (Panagia) que fica no alto da cidadezinha. A caminhada dura uns 15 minutos, mas eu acho que demorei mais porque fomos com calma, apreciando a jornada.

Ilha de Folegandros Grécia

Chegando lá em cima, o que se vê é uma Igreja branquinha simpática, com uma vista linda da ilha toda.

Ilha de Folegandros Grécia (18)
Ilha de Folegandros Grécia

E quando a tarde vai despedindo e a hora mágica se aproxima, as pessoas se posicionam de costas para a Igreja e de frente para a imensidão do mar. É hora do show – e em Folegandros presenciei um dos mais belos espetáculos de pôr do sol!

Depois do show da natureza, é hora de voltar para as ruelas branquinhas de Chora, encontrar um restaurante delicioso, sentar, comer bem, rir da vida, agradecer a Deus, e sonhar com mais um dia nas ilhas paradisíacas da Grécia.

Eu voltaria, sem dúvidas, para a ilha de Folegandros. Minha sugestão é ficar pelo menos 3 dias por lá, mas eu ficaria uma semana sem nem pensar duas vezes:)

Para finalizar, quero contar que também fizemos um passeio de barco que durava quase todo o dia e ia na caverna dourada (um dos pontos super comentados da ilha) e nas praias que mencionei aqui no post. Eu não tirei muitas fotos porque no dia estava muito muito muito quente (foi aquela onda de calor nas ilhas, sensação térmica de 55 graus Celsius) e eu estava malsss. Mas para você terem uma noção do barquinho…:

Ilha de Folegandros, Grécia

Espero que tenham gostado do meu post sobre a ilha grega de Folegandros. Visitem as ilhas gregas, leitores, e aproveitem para conhecer ilhas não tão glamourosas, elas são muito belas porém muito mais econômicas e sossegadas.

Abaixo mais algumas fotos para vocês. Mil beijos!!

Folegandros Grécia
Eu e a mamys, Folegandros, Grécia
Ilha de Folegandros, Grécia
Ilha de Folegandros Grécia (20)

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

2 Comments

• ana maria perez

Boa tarde, adorei suas dicas!!!Planejando uma viagem pra Grecia me deparei com seu blog e adorei, parabens!!! Seguinte…o tal “barquinho” rsrs…vc contratou particular ou ele é tipo um taxi aquatico?…qual a media de valor por pessoa?O transfer de Santonini tem diariamente?Muito obrigada por ajudar, bjks Aninha Perez

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *