Meu Top 10 Istambul!

“Tudo que você sabe sobre o resto do mundo não vale em Istambul”. Este é meu post especial sobre as minhas preferências na cidade mais paradoxal e linda da Turquia. Quem quiser rir um pouco e ver mais detalhes, acesse meu vídeo (Gente, eu juro que não sabia mas tenho dupla personalidade!:)

Para começar, quero dizer que eu já fui para Istambul seis vezes e que eu acho a antiga Constatinopla uma das cidades mais especiais do mundo 🙂 A Turquia é um país muito bonito e em geral os turcos são bem hospitaleiros com os turistas, mas como já contei para vocês mulheres desacompanhadas tendem a ser mal-interpretadas. Se você quiser viajar para Turquia sozinha, vá na fé e fique atenta às minhas dicas do manual de sobrevivência da mulher em Istambul.

o que fazer em istambul

A cidade é gigante, a religião e a cultura são bem diferentes e acho que é muito válido ter algumas noções antes de pisar na Turquia. Não há novela da globo que possa retratar a realidade que rola naquelas ruas charmosas de Sultanahmet. Para quem está planejando uma viagem a esta parte (ainda) exótica do mundo, fique de olho na minha lista de Top 10 coisas imperdíveis para fazer em Istambul:

1) Fique em Sultanahmet, que é o centro histórico de Istambul. É lá que é o coração turístico da cidade antiga, tem a maior variedade de hotéis e hostels, restaurantes e atrações. Uma das coisas que eu mais prezo quando viajo para um lugar diferente é me hospedar em uma região segura, onde eu posso caminhar dia e noite e encontrar tudo que eu preciso a poucos metros do hotel. Mercado, farmácia, restaurantes, museus está tudo a poucos passos se você ficar em Sultanahmet.

2) Visite a fantástica Mesquita Azul e aprenda todas as particularidades dessa que é uma das construções mais famosas do país. A Turquia é um país islâmico e as mesquitas “fecham” cinco vezes por dia quando é hora da oração. Durante este curto período, que é sempre anunciado pelo chamado dos megafones em árabe só é permitida a entrada dos praticantes e turistas devem respeitar isso. Roupas discretas, ombros e pernas cobertos e leve seu lenço na bolsa porque você vai precisar.

o que fazer em istambul

3) Faça o Tour pela Hagia Sofia e tente visitar o museu com um guia. As filas são longas mas a beleza da parte interna da basílica é imperdível e os guias têm a prioridade de passar na frente, normalmente.

Hagia Sofia ao fundo
Hagia Sofia ao fundo

4) Reserve algumas horas para conhecer o Topkapi Palace, que é um grande palácio turco-otomano muito bem conservado. Um bom passeio por ali é essencial para entrar um pouco mais na atmosfera turca com o pé direito.

5) Grand Bazar….eu não amo! Acho confuso, caro e grande demais, mas é válido conhecer. Fique atento porque lá não é o melhor lugar para comprar absolutamente nada, por mais que o guia possa insistir que tem um amigo que tem o melhor produto pelo menor preço. Já sabe, “good quality, cheap price” = não caia nessa! O legal é caminhar pelas ruas ao redor do bazar onde é possível encontrar verdadeiros tesouros por um preço honesto e também todo tipo de falsificação que você possa imaginar.

6) Vá ao Spice Bazar, o Bazar de Especiarias para sentir todos os cheiros, ver todas as cores e provar todos os sabores que fazem parte do quebra-cabeça turco- otomano. Temperos, chás, ouro, perfumes e por aí vai, você encontra de quase tudo nesse bazar. E prepare-se para se misturar na multidão porque até onde eu sei o bazar está sempre lotado.

Spice Bazar
Spice Bazar

7) Reserve uma mesa em algum restaurante rooftop. Minha sugestão para curtir uma comida boa a céu aberto é o restaurante ou bar do Four Seasons de Sultanahmet, onde você consegue ver a Hagia Sofia e a Mesquita Azul iluminadas bem de pertinho e ainda dá para ver os barquinhos passeando pelos Bósphorus.

8)A  Torre de Galata é legal, mas tem que perguntar direitinho para chegar lá pelo trem. Ela está localizada na parte mais moderna de Istambul e nada mais é do que uma torre bonita em uma área onde muitos jovens se acumulam para toda violão e conversar.

9) Taksim Square é um das principais praças de Istambul e ela fica lotada e bombando no final do dia e começo da noite. O melhor é emendar o passeio pela praça, com a Torre de Galata e com a Istikal Street para conhecer um pouco da doidera da nova Istambul.

10) Istikal Street é a rua mais bombante onde você encontra todas as marcas internacionais e também marcas turcas em grande lojas que ficam aberta até meia-noite. Tem bar e restaurante para todo mundo, mas fique atento aos golpes e não vá em bares recomendados por aqueles caras que gritam na rua. O legal é já ter uma referência ou entrar em algum restaurante que já esteja cheio e seja bem na Istikal. Evite bares pequenos e escuros ainda mais nas ruas laterias e becos escuros (né?) e mulheres, evitem andar sozinha ou com roupas chamativas, porque o lugar é lotado de macho zóiudo!

o que fazer em istambul

Esqueci de falar no vídeo mas tenho mais algumas boas contribuições:

Importante: o trem e metrô são muito eficientes e te levam aonde você precisa ir. No horário do rush, de 5 as 10 da noite (+ou-) os vagões podem ser insanamente lotados mas como trânsito é punk, as pessoas não tem como fugir da lotação. Se puder optar por fazer algo ao redor do hotel, em geral é seguro andar em Sultanahmet a noite.

11) Visite as Cisternas da Basílica, em Sultanahmet. O nível da engenhosidade da construção e as curiosidades sobre as colunas reaproveitadas dão um toque de mistério no ar lá de baixo. E devido a sua acústica quase perfeita, o local é palco de vários concertos no verão. Sensacional, vale o passeio.

12) Assista aos Dervixes que rodopiam, pois é uma apresentação mágica e inesquecível. Pergunte em agências de turismo para comprar seu ticket e saber os horários da apresentações e aí é só abrir o coração e deixar o amor mais puro entrar.

Não posso falar mais nada senão vou entregar tudo! Mas em breve prometo um post sobre as comidas turcas que eu amo O mais legal de estar em Istambul é se surpreender com todas as diferenças que nos separam e com todas as semelhanças que nos unem. Lenço na mala e boa viagem!

Beijos!!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *