Frases do dia,  Ser uma escritora é,  Sonhos e devaneios

O poder de cada um e as outras coisas que meu pai me ensinou

Tem tanta sabedoria escondida em uma boa conversa com meu pai que fica até difícil de assimilar por completo tudo o que ele quis passar com aquelas simples frases.  Tanto que, sempre que eu desligo o telefone ou me despeço dele no aeroporto, passo as próximas horas matutando sobre as coisas que falamos. Não é que ele pensa em tudo? Como consegue saber tanto sobre a vida, o universo, as pessoas?

Ok, para quem não sabe, eu me sinto na obrigação de dizer que ele é psicólogo e tem seu consultório há 30 anos e isso ajuda, é claro. Ele definitivamente entende o comportamento humano. Mas ainda assim, penso que sua sabedoria venha de fontes bem mais nobres e menos mundanas e acredito seriamente que ele tem um pacto secreto com os anjos (já é a segunda vez que falo isso no blog! rsrsrs).

Em todo caso, seus conselhos abençoados são a minha maior fonte de inspiração para esse post. Se você não tem um pai biológico assim, não desanime. Com certeza, eu algum ponto da sua vida vai encontrá-lo. Seja em forma de padrasto, de amigo, de irmão mais velho. Homens sábios são conscientes e utópicos, espertos e piedosos, práticos e ao mesmo tempo acalentadores de choro. É, é muito bom poder contar com essa sabedoria sem preço enquanto vivemos em um mundo cheio de pragmatismo violento ou de dramas desnecessários. Assim, quando penso nas mazelas reais dessa vida, eu acesso a valiosa informação na lista mental dos sábios ditados populares e frases de filósofos em forma de conselhos paternos para encontrar a direção a seguir. E hoje, dividirei o ouro com vocês:

1) “Não é possível fazer um omelete sem quebrar os ovos” ou a sua variável “Não se pode fazer uma limonada sem espremer os limões”. Certo? Sim, mas inúmeras vezes nos esquecemos disso. O conceito de sacrificar o que se tem hoje a fim de conquistar algo melhor no futuro é tão óbvio e ao mesmo tempo tão fugaz. Dentro da sociedade altamente ansiosa que vivemos, onde a pressa em ter o omelete deleta o fato de nem se ter ido comprar os ovos, é um alívio entender que é preciso ter paciência e clareza dos passos a seguir.

2) “Sonho de um é loucura, de dois vira realidade”. Este é praticamente o refrão do samba enredo da minha vida. Graças a Deus tive a sorte de crescer em uma casa onde sonhar não era proibido e só por isso fui capaz de fazer tanta coisa extraordinária na minha jornada. A negativa também faz parte da vida mas é bom saber que se meu sonho for maior do que eu, com o apoio certo, eu vou crescer até alcançá-lo.

3) “A vida é feita de escolhas e renúncias”. Essa eu escuto bastante também. Me parece próxima da ideia da frase número 1 mas esse conceito vai ainda mais distante. Quando será que vamos entender que temos que ser responsáveis (de verdade!) pelas nossas escolhas? Quando vamos entender que a lógica da ação e reação existe, principalmente na esfera pessoal?

4) “Ensine pelo exemplo”. Meu pai sempre se mostrou calmo e controlado frente as situações desafiadoras da vida e eu demorei a entender que aquilo não era passividade, mas sim fé no desenrolar divino. E mesmo na falta de uma rotina religiosa rígida, crescemos acreditando que tudo ia dar certo no final e que as vezes temos que passar por provas para aprender lições e isso não é necessariamente ruim. É apenas parte da vida.

5) “Perdoe-se”. Muito provavelmente foi a frase que eu mais ouvi nos últimos anos. E de novo,  demorei para entender um pouquinho do que ele estava dizendo. Pelo que vejo por aí, não sou a única que passa uma grande parte do tempo se cobrando demais, se martirizando pelas escolhas, se chicoteando a torto e a direito. Autosabotagem não resolve problema e nem nunca resolveu. É, a gente sabe, na teoria… mas ainda tem que melhorar e muito a prática.

6) “Todos têm a opção de fazer a coisa certa, independente da situação”. A parte complicada e que está atrás dessa afirmação é que na cabeça das pessoas o certo pode variar, mas que em geral o coração vai saber o que é o certo. Então, segue a intuição, faça o que for necessário para botar a cabeça no travesseiro e dormir bem a noite.

7)”Você só pode salvar a si mesmo”. No máximo (e olhe lá!), eu posso acrescentar. Isso esclarece que não devemos nos ver como salvadores de todos a nosso redor. Podemos e devemos, sem dúvida nenhuma, ajudar o outro, ouvir o que ele tem a dizer, dar conselhos, dar amor. Mas até um certo ponto, porque dali para frente é desperdício de energia. O dono do problema tem que se mover por conta própria e sair da sua lama pessoal, se assim o quiser.

8) “Enxergue as pessoas pelo que elas são e não pelo que elas têm”. Nossa, como isso fez diferença na minha vida. Parece simples né? E é, mas é tão difícil de ver acontecendo nas ruas (opa, ainda mais em Sampa…!). Lição aprendida e internalizada, vou passar para meus filhos com certeza.

9) “Não espere que um soldado vire general”. Outro conselho muito interessante e eu ouvi algumas vezes quando meu pai fazia um comentário discreto sobre a minha decepção em relação a alguém. É um conselho  útil para todo tipo de relação porque parte do pressuposto que cada um tem seu tempo e vai alcançar o seu máximo pessoal e isso pode não estar nem perto do que será suficiente para o outro lado. Conversar e entender que todos estão dando o seu melhor é um bom começo. Mas aí você tem que acreditar que a natureza humana é boa e não o contrário (então desliga a TV senão você nuuuuuuunca vai acreditar isso!).

10) ” Faça a sua parte”. Simples assim, devemos fazer apenas a nossa parte. Se cada um entendesse a seriedade desse conceito, do poder de cada ser humano, nosso mundo estaria muito melhor do que está. Mas acredito que chegaremos lá, um dia.

Minha lista não cita autores e eu não pretendo fazer injustiça em usar suas citações levianamente ao vento da blogosfera. Pelo contrário, minha intenção é que eu possa espalhar as ideias assim como meu maior professor o fez, como se elas fossem aquelas sementinhas do bem, muito necessárias em cada esquina desse mundo. Porque se apenas um dos meus leitores entender que o mundo está interligado e o universo depende de cada ação nossa para criar a realidade, eu já vou ficar satisfeita com meu post. E se somos nós os responsáveis pela realidade, seja ela boa ou ruim, então que façamos com que ela seja divina, que seja maravilhosa. Espero que pelo menos um de vocês possa acreditar na essência da partícula de Deus, que todos carregamos e que opte por compartilhar com o mundo ao seu redor beleza e não tristeza, alegria e não raiva.

Talvez eu esteja apenas sendo utópica, mas bem, foi assim que meu pai me ensinou. 🙂 E eu sou feliz desse modo, bem aqui, no meu país das maravilhas. Quer vir para cá também? É só chegar 😉  Todos são bem-vindos.

Ótima semana para todos!

conselhos de pai

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

One Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *