O que fazer no Uruguai: considerações iniciais

Acabei de voltar de férias! Passamos o Natal e o Ano Novo no Uruguai. No começo, pensei que seria uma viagem low profile para descansar e é claro que eu estava errada. Na verdade, o Uruguai é um destino muito legal, animado e cheio de opções para todos os bolsos 🙂 Vamos às considerações iniciais?

  1. No Uruguai tudo parece caro, mas é por causa da cotação da moeda. Em dezembro de 2015, 1 real = 7,5 pesos uruguaios e eu que sou meio lerdinha me enrolei um pouco na hora de converter. Mas fique ligado! Não é um país baratinho, não. Algumas coisas são bem em conta, outras coisas são “preços de Brasil”, outras mais caras que São Paulo. Escandalizei :0
  2.  O povo uruguaio é muito fofo! Achei as pessoas super educadas e prestativas para dar informações e para atender o cliente. Claro que a gente é turista e está trazendo $$$ para o país mas não tivemos nenhuma surpresa desagradável muito menos reposta grossa 🙂
  3. A moda é bem eclética e a música nas rádios também (eu reparo nisso kkkk). Tem gente mega baranga e gente muito fashion, música excelente de balada e todas canções  velhas da banda Raça Negra na rádio. Tipo, muito diversificado. Bom também!
  4. Montevidéu é uma cidade antiga, tranquila de passear, e lá tudo parece meio vazio porque a população do país é pequena se comparada a muvuca brasileira que estamos acostumados. Eu entrei no clima do lugar e fizemos alguns passeios despretensiosos e relaxantes. Em algumas partes, a cidade é um pouco suja e feia, mas nada parecido com o centro de São Paulo ou de qualquer cidade brasileira, então, ok. No mais, achei que o lugar respira cultura e tem uma glória nostálgica de tempos de mais riqueza. Não senti medo, mas li pessoas falando que não se deve andar na parte vazia da cidade…coisa que rola em qualquer lugar dessa parte do mundo, né? 🙂

    o que fazer no Uruguai
    Montevidéu
  5. Colonia de Sacramento é uma cidadezinha charmosa e muito interessante. Vale uma visita, com certeza! É tipo uma Tiradentes ou uma Paraty. Foi um dos pontos altos da viagem, sem dúvida. Passamos o Natal lá, em uma ceia na praça, sob a luz do luar e o céu maravilhoso e depois vou contar detalhes em um post só sobre o lugar 🙂 Para chegar lá, fizemos uma viagem fácil e barata de ônibus, que durou 3 horas e saiu de Montevidéu.

    o que fazer no Uruguai
    Colonia de Sacramento
  6. Punta del Este é uma cidade bacana de praia e fica bem perto da capital do Uruguai. Vale a pena alugar o carro na rodoviária de Montevidéu (é bem mais barato que no aeroporto) e é tranquilo, porque a rodô de lá é dentro de um shopping organizado. Seguimos viagem e em menos de uma hora e meia já estávamos nas praias. Punta fica cheia no final do ano, mas não é aquele entupido com engarrafamento e mercado lotado (nada disso, tudo muito tranquilo e civilizado). Punta del Este tem uma parte bem nova e moderna e outra mais tradicional, com pontos turísticos, portinhos e lojinhas bacanas. Respira ostentação e tem baladas beeeeeeem carinhas. Tem uma galera jovem animada mas tem gente de todas as idades, muitos argentinos com cabelos argentinos e mulherada brasuca malhada. Algumas muito arrumadas (**piriguetes, alguns podem dizer), ainda mais do que as mineiras (p.s.: sou mineira). Então, brincos, colares, pulseiras, saídas de praias lindas, óculos e todos os acessórios glamourosos de praia são bem vindos 🙂
  7. La Barra: coladinho em Punta, é uma cidadezinha fofa muito ligada em artes, comida boa e variedade total de música e estilos. Um lugar mais vanguarda e cool. Fiquei hospedada por lá e amei a  Bikini Beach, onde tinha um beach bar gostoso que tocava música eletrônica de primeira de 10 as 10 :). A tarde, todo dia tinha um DJ convidado, um desfile ou alguma festa exclusiva e o fervo rolava até meia noite. Perfeito para o pôr-do-sol, lá junta uma molecadinha mais nova e gringa, então a praia é mais relax, a galera leva sua bebida e ninguém incomoda ninguém. Achei um esquema muito bom e marcamos ponto lá todos os dias!

    o que fazer no Uruguai
    La Barra, pôr-do-sol
  8. José Ignácio é um arraial ainda depois de La Barra e vale uma visita também. Você vai ler que lá é tipo Saint Tropez, Riviera Francesa, mas sei não…(só vou conhecer Saint Tropez na próxima viagem mas acho que lá é mais pra Búzios no começo dos dias….legal também 🙂 – Será que St Tropez é tipo Búzios?? – Depois conto pra vocês ). Achamos um restaurante delicioso no arraial e a atmosfera é bem relax de praia. Curti.
  9. Casapueblo, em Punta Ballena é um lugar espetacular. Gente, eu amo arte, então a minha viagem tomou um outro sentido depois da visita a Casapueblo, o museu/hotel/casa do artista Carlos Paéz Vilaró. Conto detalhes em outro post, mas coloca no roteiro porque é imperdível! http://www.clubhotelcasapueblo.com/

    o que fazer no Uruguai
    Casapueblo
  10. A comida do Uruguai é deliciosa!! Em todo canto tem medialunas (que é tipo um croissant uruguaio), alfajor, doce de leite e carneeeeeeeee de primeira! Tem um prato local que se chama Chivito, que é a combinação insuperável de carne, bacon, presunto, ovo frito, batata frita e uma alface murcha do lado pra diminuir a culpa! Comi vários chivitos, feliz da vida 🙂 Ou seja: Uruguai é roliçação total!

    o que fazer no Uruguai
    Carnes no mercado de Montevidéu
  11. Os vinhos são muito bons (você já deve imaginar). Tomamos alguns vinhos mais especiais e provamos alguns vinhos “da casa” e posso falar que amei todos 🙂 Tem vinho de 20 a 30 reais que é delicioso, então o negócio é estudar um pouco, perguntar ao locais e provar pra saber!
  12. Para quem é fã, o azeite deles é espantoso, de tão gostoso. Comprei de presente pra geral, porque é de mergulhar a comida e comer sorrindo. Sugestões: provar os azeites de Punta e de José Ignácio.
  13. O airbnb (aquele site que aluga casas) arrasa em Punta. Vimos muitas casas legais para alugar por lá e os preços eram variados. Conseguimos uma casa boa, espaçosa e quase na beira da praia em La Barra por um preço convidativo. A dona da casa era muito prestativa e foi uma experiência super positiva! Faria de novo, fácil.
  14. Na virada do ano, fomos em uma festona muito linda na beira da praia, em Punta. Mas tem que se planejar senão fica caro. Compramos o ingresso bem antes, (tipo meses, acho que foi o segundo lote) mas lá na porta a galera estava pedindo 3000 reais (isso mesmo, 3 mil reais – eu acho caro pra burro!!), então não dá pra vacilar. Valeu a pena ter ido a festa porque os fogos  de artifícios tradicionais da praia são mais modestos do que vemos nos grandes reveillons do Brasil. Também não vi agitações na praia, não sei se o pessoal não tem costume de ir pra praia pra estourar champanhe e pular ondinhas ou se onde eu estava ninguém fez isso.  Então fiquei na dúvida se rola festas gratuitas na praia. Nesse caso, uma festona comprada com antecedência garante música boa, bebida e comida de primeira e animação. E para quem é solteiro e quer pegação, acho que essas festas são ideais para entrar no primeiro dia do ano com o pé direito!

    o que fazer no Uruguai
    Festa da Virada, Punta
  15. O mar de Punta é muito frio! Só consegui entrar em um dia de sol escaldante e nem enfiei a cabeça na água, porque estava congelando. Venta na praia no final do dia, e rola de levar alguns casacos leves e lenços. É bom avisar que tirando em Punta que o mar é azul, em Montevidéu e em Sacramento a água é lama pura. É quase poético de tão estranho, juro que vi uma beleza naquilo. Mas vá preparado para ver as águas marrons do Rio de la Plata, e tranquilize-se: os locais falam que a água é limpa e perfeita para nadar. PS: estava fria também!
  16. Mas o céu do Uruguai….ah, tenho que confessar! É um dos céus mais bonitos que já vi na vida! 🙂
o que fazer no Uruguai
Entardecer, em Colonia

Conclusão final: Vale muito a pena viajar pelo Uruguai. Dá para conhecer cidades bacanas, praias lindas, arte, cultura, festa e relax a um preço razoável. Povo muito amistoso, país fácil de viajar de carro e ônibus e quase nenhum perregue! Voltaria, com certeza!

No decorrer da semana que vem vou postar dicas mais específicas sobre os lugares!  BJs!

o que fazer no Uruguai

4 comentários sobre “O que fazer no Uruguai: considerações iniciais

  1. Amei esse post! Tô no Uruguai essa semana, também achei que ia ser uma viagem mais low, mas tem sido bem animada. Por enquanto tô em La Barra, mas depois vou pra Montevideo. Concordo com cada coisinha que você escreveu no post, também não tô dando conta desse mar gelado, haha.

  2. Olá, Luana! Tudo bem contigo?
    Comecei esse domingo querendo conhecer e visitando alguns blogs bacana! Que legal sua ‘casinha’… Parabéns! Já estou seguindo à partir de hoje… Uhuuuu!
    Estendo aqui o convite para você conhecer a minha: http://www.andrehotter.com 🙂
    Bom, desejo um ótimo termino de final de semana e sucesso sempre com o blog!

    HuG!
    👻 Snapchat: andrehotter
    📸 Instagram: @andrehotter

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *