O que vestir na Grécia, faça chuva ou faça sol!

Este post é para ajudar todas as nossas queridas leitoras viajantes. Eu sempre recebo muitos emails com dúvidas quanto ao que vestir em uma viagem para um dos meus destinos favoritos (Grécia!!) então resolvi criar este breve e muito útil guia para montar sua mala. Então, se você não faz ideia de como são as temperaturas em cada estação do ano, prepare-se para descobrir as informações reais, diretamente de quem já viveu por lá!

Importante: As estações lá são invertidas com as daqui, claro. E no inverno não é tão aconselhável visitar as ilhas, ok? No mais, em Atenas e toda a Grécia continental as belezas naturais e também as construídas pelo homem desde a antiguidade estão disponíveis e abertas ao público o ano todo. Have fun!

Segue as sábias observações de uma apaixonada pela Grécia! E os mega úteis comentários de moda de uma viajante incansável (me!):

Primavera (março a maio)

Fim da temporada de chuvas, o clima é úmido e começa a esquentar, o sol ainda não é muito forte e as flores desabrocham. Na primavera, as ruas e supermercados ficam  lotados de flores, tudo muito organizado e colorido. A temperatura da primavera é maravilhosa! Não faz frio e nem calor e é engraçado por que a temperatura é bem parecida com a do outono, porém as folhas não caem, pelo contrário, começam a brotar as flores e os frutos e é muito bonito de ver a variedade de cores se espalhando por todos os  lugares da Grécia.

Mas….o que vestir?

Minha sugestão para este clima é calça color, que são aquelas coloridas e divertidas ou mesmo um jeans com uma lavagem bacana, sapatilhas confortáveis, uma blusa de manga e um lenço. Ter sempre um casaquinho leve estilo cardigã na bolsa é uma boa pedida. Outra idéia é vestido ou saia e short com meias-calças finas e sapatilhas.

O que vestir na Grécia - primavera
O que vestir na Grécia – primavera

Verão (junho a agosto)

Alta temporada. A temperatura passa fácil dos 35ºC. As ilhas estão repletas. Para se refrescar, escolha o mar, ou mesmo as piscinas dos hotéis e beach bars abertas ao público com serviço de bar e restaurante. Não deixe de tomar bastante líquido e use seus  protetores. Passeios na parte da manhã e a tarde, mas meio dia, por favor façam como os gregos e tiram uma sesta! Algumas frutas do verão são: as uvas,pêssegos , figos, cerejas e melão.

E então…o que vestir?

Vestidos curtos de tecidos frescos como malha fina e algodão puro e sandálias rasteiras ou alpargatas. Short jeans ou de algum outro tecido também são bem-vindos com camisetas estilosas e chapéu. Para a noite, um vestido mais bacana ou uma saia longa de cintura alta para colocar com um top cropped, aquele bem curtinho. Para passear pelos sítios arqueológicos é legal usar um calçado confortável ou anti-derrapante.

O que vestir na Grécia - verão
O que vestir na Grécia – verão

Outono (setembro a novembro)

Ainda faz calor e não tem muito turista pelas ruas, pois já começaram as aulas no hemisfério norte e os serviços em geral nos hotéis e restaurantes estão mais tranquilos. Depois do belo e colorido verão vem o outono e é muto interessante ver as folhas caindo, se preparando para os quatros meses intensos do inverno.A sensação  térmica é a mesma de um enorme ar condicionado ligado direto ao céu aberto , tudo muito fresquinho!

 E…o que vestir?

É a melhor época para usar meias calças um pouco mais grossas com shorts ou mini saias, com sapatilha nos pés ou botinhas de cano baixo. Uma camisa de botão de algodão ou seda e um blazer e lenço finalizam a produção. Legging com blusas longas estilo minivest com botas e blazer também são bem confortáveis e estilosas. O lenço é sempre uma ótima opção para essa época do ano.

O que vestir na Grécia - Outono
O que vestir na Grécia – Outono

Inverno (dezembro a fevereiro)

Temperaturas entre 10ºC e 15ºC durante o dia e perto de 5ºC a noite. É raro nevar em Atenas, quando acontece é dia de festa, mas há muita neve na Grécia central e do norte, onde o inverno é bem mais rigoroso. Surgem no inverno, espalhadas por toda a Grécia, quinze ou mais mais estações de esquis. Essas estações funcionam a todo vapor no inverno, todas  bem estruturadas para receber uma gama enorme de turistas do mundo inteiro, geralmente turistas europeus.

Na friaca….o que vestir?

No inverno, é importante ter um casaco grosso para colocar em cima de qualquer look. Ele pode ser até a altura da coxa para esquentar de verdade. Calças, cachecóis de lã, blusas de manga comprida e botas de cano longo são bem vindos. Também gosto da ideia de usar um gorro estiloso e várias camadas de camisas e casaquinhos embaixo do casaco grosso. Não esqueça a meia calça de lã ou legging grossa para colocar com vestidos mais soltinhos de manga comprida, embaixo do casacão.

O que vestir na Grécia - inverno
O que vestir na Grécia – inverno

E aí, gostaram do post? Agradeço a Virna Lize pela excelente contribuição! E para relembrar com um sorriso no rosto, posto o vídeo que fiz quando estava fazendo a mala da minha penúltima viagem para a Grécia! (Pô, na última não deu para filmar #bridezilla enterrando o vestido de noiva na mala…..tadinha!!)

6 comentários sobre “O que vestir na Grécia, faça chuva ou faça sol!

  1. Boa tarde
    oi gostei muito das dicas,era o que eu estava buscando.
    queria saber o que vestir na Grécia no outono.
    Obrigadinha!!!

  2. Olá Lulu, vou na segunda metade de maio, de 17 a 29 de maio. Santorini, mikonos, zakynthos e Athenas. O que vc me recomenda vestir? Nas ilhas será que dá pra entrar no mar já? Vestidinhos eem manga será que vou passar muito frio? Sou bem friorenta e estou em dúvida sobre se levo mais estilo praia ou mais estilo cidade. Obrigada!

    1. E Karen! Obrigada pelo comentário! Pode levar roupas para verão, estilo praia, pois de dia deve estar quente nas ilhas. Mas sempre tem vento no final do dia então é bom levar umas jaquetinhas ou lenços. AbraçoS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *