Santorini Grécia viagem

Menos trânsito, eventos, casamentos, reuniões e mais praia, pôr do sol, cafés na caldera….e ainda sim uma boa dose de trabalho. Isso foi nosso verão de 2020 em Santorini. A Ilha estava viva e pulsante e quem pode presenciar este verão nas ilhas gregas viu uma Santorini inexplicavelmente bela. E aí, veio a pergunta:

Santorini Grécia viagem

Poderia o Coronavírus preservar Santorini de vez dos excessos causados pelo turismo na ilha ao longo dos anos?
Texto escrito em colaboração com Rafael Martins, da minha equipe da Casamento em Santorini.

Vielas e ladeiras encantadoras, igrejas com os domos azuis mais famosos das brochuras de viagens, sem mencionar o pôr do sol mais majestoso que pode ser visto de ângulos concorridos por multidões que se aglomeram e disputam pelo melhor spot a fim de registrar as imagens mais perfeitas e lotarem seus feeds nas redes sociais.

Santorini Grécia viagem

O ano é 2020, passou o alto verão, e Santorini, o destino favorito de casais apaixonados, famílias, solteiros e grupos de amigos festeiros, ficou só na nossa lembrança. A pérola do Egeu concedeu aos habitantes locais cenários impressionantes, que  antes eram distorcidos pela massiva quantidade de forasteiros que visitam a ilha ano após ano. As buganviles pareciam fazer parte de uma exibição privada, com suas várias cores contrastando o branco lavado das construções e ruas davam espaço a gatos que antes, coadjuvantemente disputavam espaço com humanos para transitar. O Covid-19 realmente parece ter feito Santorini renascer das cinzas.

Santorini Grécia viagem

Ciente da potencial crise no setor da saúde, enquanto observava o coronavírus avançar lentamente em direção a ilha, Antonio Sigalas, prefeito de Santorini, num reflexo quase que imediato, fechou as fronteiras no timing oportuno, e as autoridades locais se sentiram aliviadas por evitar grandes tragédias como as que consumiram vidas em diversas outras nações com números incomparáveis, e assim, até os dias de hoje, Santorini continua praticamente imune a esse vírus devastador. Mas tão inesperado quanto ao vírus que assombrou o mundo, foi  testemunhar um verão sem turistas em uma das ilhas mais movimentadas da Grécia.

Santorini Grécia viagem

Quando finalmente a Grécia anunciou a reabertura de suas fronteiras para algumas nações, nossa equipe se organizou para viajar para Santorini o quanto antes e pudemos ver com nossos próprios olhos, antes que blogueiros e influencers do mundo todo pudessem voltar a desembarcar na ilha, uma Santorini sem pressa, e o “eu escolhi esperar” deixou de ser uma escolha, mas uma necessidade. Mas os viajantes que buscam a solidão em Santorini precisam ser rápidos, pois o outono já está batendo na porta e no inverno o clima na ilha não é tão agradável.

Santorini Grécia viagem

Essa pausa para respirar da ilha, que por sua popularidade virou modelo de canibalismo turístico, veio mesmo a calhar e agora é hora de remodelar uma Santorini mais sustentável. “Já conhecíamos os problemas e vínhamos desenvolvendo planos e soluções”, afirmou o prefeito. “A Covid-19 não mudou o que já existia, pode ter criado algum espaço para continuar esse planejamento.” Ele está se referindo projetos como “Santorini sem plástico”, uma campanha que visa eliminar o uso de plástico descartável em Santorini, que será o programa piloto, com o plano de se tornar a primeira ilha das Cíclades a abolir o plástico.

Santorini Grécia viagem

De acordo com o prefeito, durante a alta temporada, a poluição costeira aumenta 117%, sendo 87% devido ao descarte de lixo plástico. Com até 6 navios atracados no porto, descarregando cerca de 20.000 pessoas por dia, já é possível calcular o impacto sofrido pela ilha provenientes somente da indústria de cruzeiros. Um novo aeroporto está previsto para 2021, junto com um novo porto e novas estradas, atualizações fundamentais que ajudarão a sustentar a vida local e os números pré-Covid.

O maior problema de Santorini, e que a Covid-19 não será capaz de resolver, é que todos querem ir para os mesmos lugares simultaneamente. Mas Santorini é muito mais do que uma ótima oportunidade para fotos ao pôr do sol. Na ilha habita uma rica história, tradições, gastronomia, vinícolas e um sítio arqueológico que rivaliza com Pompeia em Akrotiri.

Santorini Grécia viagem

Os turistas que os Santorinhós esperam receber de agora em diante, são pessoas menos dispostas a simplesmente fazer um bate e volta na ilha e que fiquem uma semana ao invés de um final de semana. Que se envolvam e conectem com os habitantes locais. Planejando uma viagem para Santorini em 2021? Fique mais tempo, mergulhe mais fundo, essa é a mensagem dos ilhéus.

Santorini Grécia viagem

Alguns nativos de Santorini observam com esperança uma possibilidade de nova era do turismo. E nossa equipe da Casamento em Santorini, compartilha dessa visão. Não sabemos se a dinâmica da ilha vai mudar, mas se a nossa visão muda, com certeza podemos gerar um valor diferente para quem sonha com conhecer a ilha de Santorini. Podemos explicar o quão positivo é viajar de maneira consciente, que a experiência é mais válida do que apenas a foto, que o “ser” é mais do que o “ter”. Conceitos antigos, tão simples e ainda assim, tão complexos.

Desejamos que a era pós Covid-19 incentive as pessoas a viajar com mais cuidado e com intenções diferentes. E finalizamos este post com a impressão de um local de Santorini, dono de um grande negócio na ilha:

“As pessoas viajam somente para tirar selfies? Acho que as pessoas olharam novamente para suas prioridades e estão mais atentas. Estamos viajando por uma razão, com um propósito.”

Santorini Grécia viagem

Este post foi altamente inspirado pelo que vivenciamos no nosso verão em Santorini em 2020 e também pela matéria interessantíssima da Vogue a respeito disso 🙂 Agora é aguardar para ver se em 2021 seremos mais tocados pela alma de viajante e menos focados na experiência superficial de turista.