Cultura Grega

Páscoa Grega: Imperdível!

Ontem, pela manhã, fiquei sabendo pelos jornais turcos (ironia do destino) que um senhor de 77 anos se posicionou na frente do Parlamento em Atenas, na praça de Sindargma para cometer o último ato de protesto da sua vida. Ele declarou para quem pudesse ouvir ” estou cansando de catar comida no lixo” e na sequência se matou com um tiro. Triste, e muito. Hoje a notícia já está correndo pelos canais brasileiros.

Fico sempre triste de pensar em tudo que anda acontecendo em terras gregas, ainda mais que tive notícias fresquinhas de uma grande amiga que veio diretamente de Atenas nos visitar em Macacos no fim de semana passado. As coisas não andam nada fácil por lá: por um lado  “katastrophê” (catátrofe em grego) total que a crise gera, lojas fechando, salários abaixando e impostos subindo. Do outro lado mil gregas encomendando mega hair do Brasil…não me pergunte (WTF?) que eu também fiquei surpresa. Acho que tudo se resume naquela frase célebre de uma cantora hilária das antigas: “porque o rico sobe e o pobre desce…”e vai sempre ser assim! Crise não pega em rico, people!

Enquanto tudo de ruim não para de acontecer na Grécia e por ae afora (eita 2012) eu gosto mesmo é de pensar e falar de coisa boa. E como estamos na véspera da sexta- feira santa, eu recordei que já tive muita alegria nas ilhas nesta época do ano.

Tive o prazer de presenciar duas vezes uma das comemorações mais memoráveis da cultura grega: a Páscoa! Para vocês que não sabem, a Grécia é um país que segue a religião cristã ortodoxa e acreditem, isso bem que faz uma diferença. E pelo que me foi falado, a Páscoa deles é uma semana antes da nossa Páscoa no Brasil.

A comemoração tradicional é feita em casa, com a família e o curioso é que o dia mais comemorado do feriado é a sexta-feira santa. Neste dia, todos se reúnem para rodar um carneiro no espeto durante o dia todo, enquanto bebericam um vinho maravilhoso e uma saladinha na beira do fogueira.

Carneiro no espeto

Outra coisa interessantíssima: eles não são muito adeptos do ovo de páscoa de chocolate tradicional, que conhecemos. Na verdade, um hábito que vem desde quando a Grécia é Grécia é  cozinhar ovos de galinha em água com corante! Eles ficam lindos e coloridos! Os gregos cozinham muitos e muitos ovos, na base do exagero grego e ficam comendo de fato ovo cozido até não aguentar mais….!

Ovos de Páscoa coloridos

E outro detalhe super curioso, existe um ritual mágico com estes ovos. Vai mais ou menos assim: cada um escolhe um ovo colorido da cesta e quebra o seu ovo contra os ovos das outras pessoas, quem ficar com o ovo mais resistente na mão sem uma rachadura ganha “boa sorte” naquele ano!! Confesso que não fui a sortuda, mas um dia eu chego lá….!

 Quebra dos ovos

Ah, não posso esquecer! Existe uma missa de Páscoa que fica super lotada em todas as igrejas das ilhas, e eu presenciei uma em Santorini. Os fiéis levam fogos de artifício para celebrar e pasmem, eles estouram quase a igreja a baixo gritando ” Christos!!! ” True Story” !

Igreja em Santorini

E como os gregos gostam de festejar, não é mesmo!? Tudo é motivo para uma grande festa, muita comida e bebida e muito barulho também. Uma das Páscoas mais famosas na Europa é a da ilha de Corfu( Kerkyra é o nome da ilha em grego,) e eu tive a imensa oportunidade de presenciar o acontecimento!

Eu conto para vocês! Sei que minha vida é cheia de perrengue e que volta e meia eu pago uma de Fênix, mas eu tenho muita história boa para contar! Corfu, 2008, eu estava trabalhando em um albergue muito louco na ilha e fui liberada pela chefe no turno da noite para poder ir com a excursão de italianos ver a festa no centro da ilha. Corfu é uma cidade que já foi colônia francesa, grega e inglesa e se nota na arquitetura.

Corfu

Lugar belíssimo de dia, e na noite da Páscoa, há de se perder o fôlego. Resumo do que vivi: ganhei a minha passagem no ônibus e ainda pude chamar dois amigos: um australiano e uma canadense. Chegamos no centro que estava bombando! Cada um que se habilita a caminhar por aquele centro charmoso lotado tem que carregar uma vela acesa, imaginem o cenário!!!! E então, todas as boas almas se encontram na praça principal para se envolver na cantoria ortodoxa que é tão alta que você entra em um transe. Será que é muito pecado falar assim da Páscoa? Sorry, mas foi assim que me senti!

 Páscoa em Corfu

Pena que foi uma ocasião que eu não levei máquina fotográfica e mais pena ainda que não achei quase nenhuma foto na net que representaria o momento. Só esta em baixa definição que roubei de alguém que também esteve lá. Mas o mais importante ficou gravado, isso sem dúvida nenhuma. Eu sempre lembro da Grécia, na Páscoa. Santorini ou Corfu, o sentimento de fazer parte de algo, mesmo no microcosmos louco que é uma ilha não tem como ser apagado.

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

2 Comments

  • Alexandre Mitrogianis

    Querida Lulu, obrigado por copiar a fotinha de minha filha com os ovos da pascoa, nas nao gostei da foto em que tu diz ser de corfu, pois foi eu que bati esta foto em Laconia Esparta, mais exatamente no Vlaxiotis ao lado da casa de minha falecida mamae…. desulpe COPIE MAS NAO FALE ERRADO!!!!!! Nosso blog esta a disposicao copie a vontade ,mas, nao erre na geografia por favor!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Loja Cents

      Ei Alexandre, você está certíssimo, roubei sua foto do google imagens e nem pus créditos. Fique a vontade para colocar o link do seu blog e tudo o mais.
      As fotos dos ovinhos são as mais fofas do mundo, sua família deve ser uma graça! Excelente 2013 para vocês!
      Só que realmente achei estranho você falar que a foto não era em Corfu, porque achei no google imagens na busca por Corfu!
      Confusões a parte, obrigada por ler! bjos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *