Grécia · Lulu no País das Maravilhas: Especial Grécia · Santorini · Uncategorized · Viagens

Santorini no Inverno: o que você precisa saber

Muita gente me pergunta sobre se vale a pena ir para a ilha grega de Santorini, no inverno 😉 Como já morei na ilha (yes, no inverno também), tem mais de 10 anos que vou para Santorini e acabei de voltar de lá – fiquei 10 dias em Santorini no meio do inverno, turistando – resolvi fazer este post super completo com TODAS AS INFORMAÇÕES QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE SANTORINI NO INVERNO!

Inverno em Santorini Grécia (15)
Inverno em Santorini, Grécia

Santorini no Inverno: o que você precisa saber?

Precisa se preparar para os ventos frios, com muito casaco e roupa de lã, então consulte a seção sobre temperaturas 😉 Precisa saber que nem todo lugar vai ter hotel aberto e que nem todo hotel vai ter aquecimento (no máximo um ar condicionado que sopra 30 graus  – acredite, no inverno pode não ser suficiente). Então, confira a parte de “onde ficar”, neste post. Precisa saber que não é tão fácil achar restaurantes e cafés, portanto veja a nossa lista de sugetsões abaixo (a não ser que você não se importe de só comer souvlaki e tiropita kk). E se você conseguiu chegar até Santorini no meio do inverno (consulte, “como chegar” abaixo), aproveite a lista maravilhosa de coisas para fazer em Santorini no Inverno! Eu, particularmente, amo Santorini no inverno!!!

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini Grécia

Introdução sobre o que é o Inverno em Santorini 

Bom, para começar quero dizer que a experiência de ter vivido no inverno em Santorini, como uma local, foi extrema e brutalmente diferente da experiência de turistar no inverno de Santorini. E isso é uma coisa que eu quero explicar para vocês: nas ilhas gregas, queridos leitores, só existe inverno e verão e eles são momentos estupidamente extremos. Basicamente, se você morasse na ilha, você iria se ligar que no Verão tem sol, praia, turismo, dinheiro, ilha lotada, romance no ar, trabalho todo dia – alegria e caos total! 😉 Já no Inverno tem frio, vento, mar revolto, umidade, pouco trabalho, ninguém nas ruas e é hora de entrar em casa, descansar na frente do aquecedor e rezar para que o próximo verão seje bom. Desejos de uma “boa temporada” é o que se escuta a cada esquina nos meses que não são verão, afinal, se não tem turista no verão, não tem sobrevivência no inverno 🙁

Dito isso, creio que deu para vocês entenderem o clima de paradoxo maluco que é viver em Santorini ou qualquer ilha grega por um período longo de tempo. Portanto, quando você fala para um local que vai para Santorini no inverno, ele vai te olhar assustado e perguntar ” Fazer o quê, no inverno em Santorini?”. E no final do verão, eles vão te perguntar…“você vai ficar para o inverno? Mas você já sabe como é o inverno aqui?É muito difícil!“. E ele está certo. É, realmente, muito difícil.

Então, se você é um turista ou forasteiro que conheceu Santorini no inverno, você vai achar que o clima de **Game of Thrones, quando Jon Snow fala “Winter is Coming”*** é muito dramático já que Santorini continua viva e linda durante todo o ano. Eu, no entanto, entendo a tensão e melancolia que envolve o inverno e tenho o maior respeito do mundo por aqueles que vivem na ilha do vulcão – hello, uma vida em um vulcão – com terrremotos, ventos insanos, e o risco eterno de um BUM catastrófico.

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini, Grécia

Lembro de expressões como “no inverno, tudo fecha”, “não tem nem gato na rua no inverno em Santorini”, e as mais assustadoras como “fulano morreu por causa do inverno” – já que no inverno morre um bocado de gente nas ilhas (seja pelo frio, pelas doenças que eles já tinham, pelo atendimento não tão bom e a dificuldade de sair da ilha em dias de clima ruim…) Enfim, tem história para dar e vender  – mas vamos focar!!

Agora que já dei minha introdução reflexiva sobre Santorini no Inverno (vocês me conhecem e sabem que não posso evitar!) – vamos a parte prática da coisa!

Dicas: O que você tem que saber sobre Santorini no Inverno 

Afinal, Santorini fecha no inverno??

Não exatamente. As vilas onde os locais moram continuam funcionando normalmente, com mercados, bancos e cafeterias, mas se você é um visitante ou turista em Santorini, pode ser que você não faça nem ideia de onde a população vive. Daí, a sensação de que “a ilha fechou”, já que a parte turística onde ficam os hotéis, as atrações, e as vistas famosas do pôr do sol, ficam vazias. Eu diria que 80-90% do comércio relacionado ao turismo está fechado no inverno. Algumas agências de turismo ficam abertas por poucas horas, então é bom ter seus contatos ou chamar a Lulu aqui para fazer uma ligações 😉 Então, no inverno, o mais provável é que você vai caminhar nas famosas vilas de Fira e Oia, na beira da caldeira do vulcão, no local mais caro da Grécia, e um dos mais lindos do mundo em companhia apenas de Deus – quer coisa melhor?

Não é necessário ter medo, pois não tem crime, nem assalto nem nada disso em Santorini. Então, se você estiver sozinha, OK, dont worry. Aproveite a vista e o silêncio e explore tudo que quiser da ilha.

Atenção: é provavél que, nos meses de fevereiro e março, quando o inverno sigá sigá (devagar, devagar, me grego) vai dando lugar para a primavera, Santorini se transforme em um grande canteiro de obras. É nessa época do ano que o pessoal faz as construções das novas casas, renovações dos hotéis, cheiro de pintura fresca na ilha toda! Ou seja, até as igrejinhas com o domo azul estão sendo pintadas nesta época do ano – pode ser que você só veja domos brancos pelas ruas de Santorini 😉 No verão, elas estarão azuis de novo – aguarde!!

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini, Grécia

Temperaturas em Santorini no Inverno 

Normalmente, as temperaturas no inverno de Santorini variam de zero a quinze graus Celsius. Tem grandes chances de você ficar uma semana em Santorini no meio do inverno e ter um céu azul maravilhoso e um sol bem quentinho e você até consegue caminhar na praia como se fosse começo de verão. Mas também é bem provável que o tempo fique louco, o vento sopre tão forte que nenhum barco vá para o mar e nenhum avião pouse ou decole de Santorini. A umidade é constante no alto inverno e – socorro – só de lembrar meus joelhos doem kkk

Resumo: é questão de sorte –  pode ter sol e céu azul de manhã com vendaval e tempestade a tarde 😉

Como chegar em Santorini no Inverno 

Eu viajo sempre de barco, então acho tranquilo ir de Atenas para Santorini de ferry boat (5 ou 8 horas de viagem). Eu não acho a viagem longa porque já me acostumei e no inverno o ritmo é lento e OK passar 8 horas em um barco observando o mar maravilhoso! Mas é claro que muitas vezes eu vou de avião, né gente, porque são apenas 35 minutinhos de viagem 😉

Tem problema de voos ou barcos cancelados? SIM, é comum no inverno, portanto é bom sempre ter uma margem de erro e não comprar conexões apertadas.

Onde ficar em Santorini no Inverno 

Eu fiz uma boa pesquisa sobre hotéis que ficam abertos no inverno em Santorini, e acabei por escolher ficar hospedada na caldeira de Fira e em Oia. Eu queria ter a experiência de ficar em hotéis na caldeira de Santorini, mesmo no inverno. Conclusão: é uma boa oportundiade para quem quer sentir o ar da caldeira do vulcão de Santorini logo de manhã, sem ter que pagar as tarifas salgadas do verão. Então, vale a experiência, porque a paz e a vista é maravilhosa!

Mas quero dizer aqui que os hotéis da caldeira de Santorini (seja em Fira ou em Oia, que são os locais famosos – nem comento Imerovigli e Firostefani – mais ainda) tem a desvatagem de estarem na parte mais tursítica –  ou seja – nem gato na rua no Inverno. Na caldeira de Fira ainda tem “mais movimento”, mas na de Oia, só tem gente caminhando na hora do pôr do sol.

Se você ficar em um dos hotéis famosos da caldeira, sim, aí vai ver outros hospedes, mas vai ter a mesma dificuldade para achar restaurantes, cafeterias, mercados e etc. Se você escolher ficar em Fira, na parte mais central, perto da Praça de Fira, do ponto de ônibus e de táxi, aí sim vai ver gente 🙂 ali é onde o pequeno comércio fica aberto o ano todo.

A maioria dos hotéis nas praias de Perissa e Kamari estão fechados no inverno – mas é sempre bom consultar.

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini, Grécia

Onde comer em Santorini no Inverno 

Aqui vou colocar a lista do que estava aberto nesse inverno (2017), mas é sempre bom tentar confirmar, ok?!

Em Fira, na capital de Santorini: 

Na praça principal, tinha o Nick, the Grill, que é meu souvlaki favorito em Santorini (souvlaki é um sanduíche grego delicioso). Na mesma praça, vários outros locais estavam abertos para snacks e cafés. Para comer bem, fazer um almoço ou jantar caprichado, eu gosto do Kipos – um restaurante que tem comida deliciosa, excelentes vinhos e lá também é cafeteria durante o dia. Funciona o ano todo!Outras possibilidades em Fira são Theoni’s Kitchen e YOGI.

Para tomar café em Fira, tem o Clássico que fica pendurado na caldeira de Fira – adoro. E também o Graffiti, Home all day Caffe, Opus, sendo que estes três locais ficam na região entre Fira e Karterados.

Em Oia, vila famosa de Santorini: Pendurado na caldeira de Oia, está o Lotza para comer ou tomar um café. Eu não achei outras opções em Oia, mas é andar pelo local e tentar descobrir.

Em Akrotiri, temos o Dolphins que fica tradicionalmente aberto durante todo o ano.

Em Perissa, temos o beach bar Demilmar que fica tradicionalmente aberto o ano todo, e é uma delícia para tomar um café ou almoçar vendo o mar lindo de Santorini.

Em Pyrgos, temos como opção a deliciosa comida do Pyrgos Restaurant – eles fecham no inverno mas já estavam abrindo nos finais de semana. É bom perguntar, eles tem um ótimo site.

Até me vêem em mente outros locais, mas vai ser impossível de explicar aqui como você chegariam lá 😉 Em todo caso, vocês estão em boas mãos com estes locais que citei.

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini, Grécia

O que fazer em Santorini no Inverno – 10 sugestões

  • tomar um café frappé ou nes em uma cefeteria em Fira, só assim você consegue entender a magnitude da ilha do vulcão
  • fazer a caminhada de Fira até Oia – passando pela caldeira, pelas estradas, pelos pedregulhos – em um dia de tempo bom, só você e Deus
  • Ir até o farol de Akrotiri e aproveitar o sossego e a sensação de isolamento total
  • Parar o carro no estacionamento de Pyrgos e andar por toda a vila a pé
  • Parar o carro na Praça do Eborio, tomar um café e assistir a vida dos locais e então caminhar e se perder em busca do Castelli ou Goulas – o castelo do Eborio
  • Caminhar pelo Megalochori e ver a rusticidade das plantações dos vinhedos que explodem na ilha no verão
  • Almoçar em Perissa, de frente para o mar
  • Assistir ao pôr do sol em Oia – com assento privilegiado na pontinha do Castro
  • Visitar o sítio arqueológico de Fira antiga e fazer a caminhada de Perissa até o alto da montanha
  • Passar uma manhã na região de Akrotiri, visitar a Praia Vermelha e o sítio arqueológico de Akrotiri

Bom, leitores, espero que vocês curtam este post super completo com dicas sobre o Santorini  no Inverno e aproveitem para conhecer a ilha mais linda da Grécia!! É de coração 😉 Mil beijos! Mais dicas no vídeo abaixo!

Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini, Grécia
Inverno em Santorini Grécia
Inverno em Santorini Grécia

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *