Ser grego é estar vivo! Bom dia, Santorini!

Todos esses dias em viagem pela Grécia (Atenas, Santorini, Karpathos, Creta, Atenas e de volta para Santorini) 😉 e no meio de tantos check in e check outs trombei com uma realidade incontestável: na Grécia, eu nunca consigo descansar!

Faço promessas em vão, digo “vou dormir amanhã o dia todo”, “vou para cama cedo”, “vou dormir pelo menos duas horinhas nessa tarde” – mas nada – nada disso vira realidade! E por quê? Simplesmente porque tem sempre muita coisa bacana rolando aqui na Grécia, ainda mais no verão!

Ou talvez, porque só posso estar aqui um pequena fração de tempo por ano e nesse espaço tenho que combinar visita aos amigos, tempo com a família e claro, muito trabalho com os parceiros e atenção total às noivas! E quando sobra um tempinho, faço anotações para meu próximo livro! Ou vou para a praia 😉

Mas quero ir além, sair da bolha da minha rotina, para contar para vocês o que vejo ao meu redor: e preste atenção, estamos no final finalzinho do verão, vamos para a segunda quinzena de outubro em breve. Apesar dos turistas continuarem chegando as montes na nossa querida e amanda Santorini – como pude perceber ontem – o coração nativo já sente o inverno chegando. O termômetro ainda marca 25 a 30 graus durante o dia, mas a brisa fresquinha da noite e a chuva maluca de dois dias atrás trouxeram espirros e resfriados para quem viveu um verão talvez longo demais. Não tem problema, “é só tomar um depon”, diz minha amiga para minha outra amiga resfriada. E vamos seguir o dia, porque a agenda está cheia e não podemos parar nunca!

A vida aqui na Grécia corre como se estivesse na reta final de uma corrida importante, como se o destino estivesse perto – mas ele nunca chega, e a corrida continua. Meus dias da Grécia são corridos, cheios de passeios, reuniões, cafés, vinhos, jantares e almoços, afinal tudo é um evento nessa terrinha que amo! Vivo cada segundo no ritmo maluco da minha prima, ou da minha amiga, vivo como se estivessemos correndo contra o tic tac do relógio. Será que estamos e não sabemos?

E temos energia para isso, afinal o vulcão de Santorini sempre manda as melhores vibes na nossa direção, então seguiremos bem. Hoje de manhã, assim que abri o computador para responder os últimos mil emails que recebi noite passada, vi o amigo dono do hotel passar para me trazer um café fresquinho. “Você está cansada, eu vejo”, ele me disse. “Acabada”, eu respondi. Porque atrás de todo o glamour de um ensaio de fotos, ou de um passeio de barco ou mesmo de uma selfie bacana, tem horas e horas e horas de trabalho árduo atrás da telinha do computador.

Olho ao redor, e vejo que o céu está azul e a montanha familiar da praia de Perissa- antes quintal da minha casa – sorri para mim. Hoje é domingo. Escrevo este post, mando fotos para compartilhar alguns flashes do que estou vivendo, dou um gole do meu frappé e me despeço. O mar verde das areias negras de Perissa me espera. E vamos curtir a vida.

Ter garra para viver uma vida boa, uma vida cheia, uma vida bem vivida é a característica mais marcante que meu lado grego carrega. E a esperança de dias melhores é a presença da minha parte brasileira, que não desiste nunca. Que a forte e tempestuosa energia dos deuses gregos possam nos guiar pelas ruelas misteriosas da vida, sempre com um sorriso no rosto, mesmo e apesar das fatalidades bestas da vida. Simplesmente porque: Etsai einai i zoí (essa é a vida, em grego). Ti na kanoume? (o que faremos? ou ainda, o que há de se fazer?). Tomo emeprestado a frase favorita de um velho amigo: eu faço o que posso. O resto, só Deus sabe.

Viver, é o que podemos fazer. Sem medo e sem restrições. Ser grego é estar vivo.

Praia de Perissa Santorini Grécia 1
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia
Praia de Perissa, Santorini, Grécia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *