suiça o que fazer em Zurich
Giro pelo mundo,  Viagem,  Viagens

Top 10 Zurich, sem dúvidas!

Vocês sabem que não faz nem 15 dias que eu voltei da Suíça e estou cheia de dicas para compartilhar! Foi a primeira vez que visitei este país e eu aproveitei para dar uma de “turista-que-faz-tudo-o-que-tem-pra-fazer”, então meu roteiro está afinadinho. Eu fiquei muito animada com Zurich e até surpreendida, porque tenho que confessar que incialmente achei que a Suíça era apenas uma Inglaterra mais limpa 😉 Só que aí, logo no primeiro dia, a cidade de Zurich e tudo que ela oferece se mostrou muito além da minha expectativa!

suiça o que fazer em Zurich

A começar pelo fato de que metade da cidade é natureza 😉 e só a outra metade que foi construída e as construções são cheias daquele charme medieval de Europa Velho Mundo. Só que tudo muito organizado, limpo e bem cuidado. Até o bairro ZurichWest que é o lado B de Zurich, no meio do bairro industrial, tem uma pegada eco-social consciente. Tem coisa melhor do que unir natureza + construções charmosas + história e arte + sociedade altamente civilizada? Nãaao (bem, só faltou o clima mediterrâneo e os preços mais razoáveis, mas aí eu estou querendo demais, né?!)!

Então vou começar do começo. Mesmo se você só tiver um dia ou dois em Zurich, dá para fazer muita coisa, tá? Aí vai a minha lista top 10 de Zurich 😉

  1. O Lago de Zurich

Enorme, limpo e lindo. No verão as pessoas nadam no lago e curtem jogar uma canga (a Suíça é fina, mas ainda assim rola uma canguinha) nos grandes gramados. É a praia dos suíços! Ao redor do lago tem parques bem cuidados, sendo que um deles tem construções chinesas bem legais 😉 Salsicha, linguiça, pretzel e cerveja são vendidos em vários pontos ao redor do lago e o passeio de barco é super relaxante. Das opções de passeio, eu fiz o de uma hora e meia que custou 8 francos (estranhamente barato, mas é poque é usado como meio de transporte também – tá explicado). Foi super gostoso e dá para sentir exatamente a atmosfera de Zurich; natureza, beleza, organização, educação, segurança…cheiro de riqueza no ar 😉

suiça o que fazer em Zurich

2. Bahnhofstrasse

A rua mais famosa de Zurich e muitos diriam, a mais cara do mundo. Eu acredito que seja, porque até um lencinho era 350 francos e não estou falando de grandes casas nem grifes 🙁 Choquei, mas ok, a rua é gostosa para passear e ver vitrines e sentir a riqueza da galera 😉 O legal é que ela liga a estação central até o lago, então é quase passagem obrigatória. E vale o passeio a pé, deve dar no máximo 30 minutos para andar ela toda.

3. Old Town

A cidade antiga é bem legal para visitar, sentar em um pub ou comer uma comida italiana ou francesa ou suíça/alemã. Também é super relax para caminhar e se perder nas ruas, olhar as vitrines com coisas tipicamente suíças como canivetes e chocolates. Me pareceu um lugar mais razoável para compras em questão de preço e tem bastante roupa, sapato e acessórios moderninhos e elegantes por lá 🙂

suiça o que fazer em Zurich

4. Kunsthaus

Kunsthaus, o Museu de Arte de Zurich é de babar. Eu que adoro um museu fiquei mais de três horas caminhando pelas suas enormes e organizadíssimas salas: Miró, Van Gogh, Monet, Manet. Picasso, Dali, Chagall!!!!!! 😉 E muito mais! Uma tarde no Kunsthaus foi um respiro novo de inspiração na minha vida, muito bom mesmo! Tipo perfeição para quem ama arte #alocadosmuseus

suiça o que fazer em Zurich

5. Museus e Igrejas

O Kunsthaus mereceu um item a parte mas também visitei outros museus e igrejas. Zurich é o paraíso para quem gosta de arte e história. Achei que valeu a pena pois eles são bem organizados e estão para todo lado. Destaque: o Landesmuseum (Museu Nacional Suíço) e o Cabaret Voltaire (dadaísmo). As Igrejas são imponentes e diferentes. Um misto do que vi na Inglaterra com uma pegada exótica e artística. Em uma delas os vitrais são obras de Chagall! Amei! Destaques: a Fraumuster Kirche (Igreja das Mulheres) e a Grossmunster (a Catedral). Elas ficam relativamente perto uma da outra, mais ou menos no entorno do canal principal.

6. Parques

Não importa qual, nem qual nome, nem em que localização. Os parques na Suíça e, principalmente em Zurich, são perfeitos para praticar esportes, andar de bike, correr de manhã, fazer pique-nique ou apenas caminhar e relaxar.

7.  Limmatquai

Pelo que entendi, este é o nome da rua que fica ao lado do canal principal e nome da região também ;). Ela vai até o lago de Zurich e é uma ótima opção para caminhar para quem tem pouco tempo na cidade, pois a partir dela você avista as Igrejas, a Old Town e ainda tem um zilhão de opções de bares e restaurantes.

suiça o que fazer em Zurich

8. Praça Lindenhof

É possível conhecer boa parte de Zurich a pé. E depois de algumas andanças, o melhor é subir no labirinto da Old Town até a Lindenhof e sentar em um dos seus bancos para observar a vida acontecendo pelas ruas e canais de Zurich. A vista é linda e a atmosfera do lugar é um misto de relax e surpresa boa. Ótimo lugar para ler um livro (alguém aí ainda faz isso? eu faço!)  🙂

suiça o que fazer em Zurich

9. Zurichwest

Fiz um post sobre o Zurichwest porque amei aquele lado da cidade! Se quiser ler o post completo sobre o lado cultural de Zurich clique aqui. O bairro que antes era apenas o lado industrial de Zurich, hoje está dominado por lojas bacanas de design, de moda e de tudo quanto há. Muitas lojas da região foram construídas embaixo do viaduto, conhecido como Viadukt, e em contêineres antigos e ônibus retrôs. O legal de Zurich é a mistura impensável que eles arriscam, o que dá ao visitante o direito de ir em um pub tomar uma cerva especial e também comprar uns saltos altos de drag queen, pois tudo é vendido no mesmo ambiente. Ou ainda, você pode  beber o melhor champagne do mundo do alto da Prime Tower Zurich, enquanto a fumaça sai nervosa da indústrias e os trens passam sem parar lá embaixo, carregando os pobres mortais (que tem um salário mínimo de quase 4000 euros!). E ainda dá para enxergar os alpes nevados no fundo…que mais você quer?

suiça o que fazer em Zurich

10. Andar e comer

E se você não está afim de correr em todo ponto turístico nem quer saber de riqueza cultual, Zurich ainda é o seu lugar. Lá é uma das cidades mais agradáveis para não fazer nada…digo para ficar de bobeira, apenas andando e comendo. A dica que eu dou para quem não quer gastar demais são os famosos pretzels e hotdogs que as barracas vendem na frente da loja Globus, na Bahnhofstrasse perto da estação central.Tem um pretzel com queijo brie que é delícia ( 6 a 8 francos). E claro, passeando ainda pela Bahof (o único jeito que eu consegui memorizar o nome dessa rua) você vai encontrar uma loja grande da Confiserie Sprungli com várias cadeiras e um segundo andar cheio de gostosuras achocolatadas!Yumi! Se você quiser apenas comprar chocolate, aproveite as lojas Sprungli espalhadas pela cidade, a fábrica da Lindt e claro, os supermercados (um deles é o Migros) que vendem barras de chocolates deliciosas por 3 francos 😉 Afinal todo chocolate suíço é delicioso anyway!

suiça o que fazer em Zurich

Conclusão: Zurich é uma cidade fantástica e dá para conhecer muita coisa legal por lá. É só preparar o bolso, porque a cidade toda é bem cara e torcer para o tempo firmar e o céu sorrir lá de cima 🙂 Ah, e vale a pena sair tirando foto de tudo quanto é nome de rua, porque é bem difícil de lembrar depois (não acertei nem um neste post, tive que corrigir todos no Google kkkk). No mais, alegria garantida!

Bjs!

Suíça o que fazer em zurich

suiça o que fazer em Zurich suiça o que fazer em Zurich suiça o que fazer em Zurich

suiça o que fazer em Zurich

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *