Dicas de Milos - Grécia
Giro pelo mundo,  Grécia,  Lulu no País das Maravilhas: Especial Grécia,  Viagem,  Viagens

Um post para quem quer conhecer Milos, na Grécia

“A gente não consegue escolher qual a paisagem favorita”, disse meu pai, quando perguntei sobre a nossa viagem para Milos. Um post para quem quer conhecer Milos, na Grécia é nosso relato sincero depois da última viagem para esta ilha grega. As cores do mar, dos paredões que mais parecem ambientes de outros planetas, a comida maravilhosa e o clima de relax total são as primeiras impressões que vem à minha cabeça quando lembro da ilha de Milos, na Grécia. Uma pausa, seguida de um sorriso no rosto e aquela vontade de voltar tomam conta! E já era minha terceira vez na ilha 🙂

Não fiz um post estilo “tudo que você ter que saber” ou “10 dicas” porque, na verdade, sou especialista em assuntos de Santorini, mas conheci bem Milos e amei. Se você quer viajar em família, sozinho ou mesmo se está pensando em lua de mel nas ilhas gregas, leia este post sobre Milos. É um relato sincero das nossas viagens por lá! E antes de começar, entre no clima com este vídeo de 1 minuto: uma escapada para Milos!

Dicas de Milos, na Grécia

Mas porque sou tão fã de Milos? Tenho muitas razões e tive dificuldade de organizar este post de uma maneira fácil para quem quer conhecer esta mágica ilha grega. Prometo que fiz meu melhor, e tentei juntar as fotos mais incríveis que tenho de lá…espero que ajude!

1) A primeira impressão

Dicas de Milos - Grécia
Dicas de Milos – Grécia

Para escrever este post para quem quer conhecer Milos, na Grécia, pensei da viagem desde o começo: ou seja como chegamos em Milos? Você pode chegar de barco ou avião, e nós chegamos de barco, direto de Santorini. E por mais que eu ame/idolatre/nunca canse de Santorini e seja quase uma “Santoriniá nativa” (minha ID grega é de Santorini, acreditem!), quando cheguei em Milos, respirei aliviada. Enquanto Santorini e Mykonos seguem lotadas a maior parte do verão, Milos estava movimentada, porém relaxada no final de Julho. E que privilégio é encontrar um porto de ilha grega paradisíaco, calmo, organizado e descer com as malas em ritmo de férias…! Se você não sabe muito sobre viagem pela Grécia e ilhas gregas, acesse esta parte aqui do blog: posts sobre a Grécia.

E já que chegamos com calma, pegamos nosso carro alugado no porto, dirigimos sem trânsito até nosso hotel, e fomos comer algo nas redondezas. Na chegada, já fica evidente que a natureza da ilha é espetacular. O clima é de paraíso da Terra, relax total e só Deus sabe o tanto que a gente precisava deste break no meio da temporada de Casamentos em Santorini (sim, tenho uma empresa de destination wedding na Grécia!) 😉

2) Onde nos hospedamos: Pollonia

Dicas de Milos - Grécia
Região de Pollonia, em Milos – Grécia

Depois de algumas pesquisas online, observamos que muitos sites sugeriam ficar na região de Pollonia. E encontramos muitos hotéis ótimos (e em toda faixa de preço) nesta região. Pollonia tem uma baía super linda com uma calçada com restaurantes, cafés, lojinhas, farmácia, bancos, uma praia calma, alguns beach bars e um ponto de ônibus. A vista é linda, o clima é mega tranquilo. Tem um estacionamento grande próximo, e é tudo perto para caminhar. O cenário perfeito de ilha grega para férias!

E ainda assim, nós optamos por ficar na parte mais “vazia” de Pollonia. Se tem uma coisa que prezo nas minhas viagens de férias, é sossego. Então ficamos na parte de Pollonia que é uma combinação bonita de pedras e mar. E assim, a varanda do quarto do nosso hotel era já com espreguiçadeiras nas pedras de frente para o mar verde. E o mar, era calmo, calmíssimo. No entardecer, caminhávamos “deste quintal” do hotel para o “quintal do vizinho” pela trilha nas pedras e chegávamos até o local que tinha vista para o pôr do sol. A caminhada durava 5 minutos, e o pôr do sol era daqueles de apaziguar a alma. É, Milos é um daqueles locais que nos convencem de que não é tão difícil assim ser feliz. Talvez devêssemos parar de tentar e apenas ser.

3) Os cenários imperdíveis

Dicas de Milos - Grécia
Dicas de Milos – Grécia

Basta alguém me perguntar sobre Milos, e vêm na minha mente algumas cenas inconfundíveis, que você já de ter visto no Pinterest ou Instagram. Descrevo as duas principais abaixo:

  • Sarakiniko é exatamente onde tirei esta foto acima: não sei dizer se parece um deserto, ou um ambiente lunar, só sei que nossa expedição logo cedo pela manhã para encontrar este cenário valeu a pena. A chegada é um misto de “uhhh será que é tão legal assim?”, nos primeiro 2 minutos de caminhada, mas que são seguidos por “nossa, é muito mas muito mais lindo que eu pensava”. Aí é relaxar e explorar o local.

E um outro local que é imperdível em Milos é Papafragas. Os dois locais estão próximos, tem estacionamentos próximos e dá para fazer no mesmo dia. Sugiro colocar os nomes dos locais no seu Google Maps para poder entender qual a melhor rota e não perder as entradas, que podem ser bem discretas já que Milos ainda não tem aquele BOOM de turistas.

Dicas de Milos - Grécia
Dicas de Milos – Grécia
  • Papafragas é uma fenda, por onde o mar chega em uma pequena praia. O cenário é maravilhoso de cima, e se você quiser caminhar ate lá embaixo, a descida vale a pena. Chegamos cedo, então tive a alegria de mergulhar nas águas calmas de Milos, quase que sozinha, nesta manhã. O mar não estava frio, o clima estava quente como era de se esperar em Julho, e a atmosfera de férias em ilha grega eram um convite irrecusável para este banho nesta “fenda” com cara de piscina natural.

4) O passeio de barco até Kleftiko

Dicas de Milos - Grécia
Dicas de Milos – Grécia

No porto de Milos, existem algumas agências de viagens que vendem este passeio de barco pela ilha. Na minha opinião, é um daquele passeios que sempre valem a pena. As embarcações são bem menores que as de Santorini e isso pode ser bom: os pontos que os barcos param não estão tão lotados. Mas não espere luxo LUUUUUUXO, vá com a expectativa de “barefoot luxury“, ou seja, o luxo já é estar em uma das ilhas mais lindas do mundo. E aí é apreciar os cenários inimagináveis a bordo de um veleiro que desliza ao redor da ilha durante todo o dia.

Se puder pagar, sugiro, sem dúvidas, o passeio de veleiro com drinks e almoço incluído. A experiência é mais exclusiva, com um guia que fala várias línguas e a chance de descer do veleiro em barquinhos para entrar nas cavernas verdes e explorar de perto a região do Kleftiko (está imagem acima mostra esta parte da ilha que é um dos cartões postais de Milos, na Grécia).

5) O timing certo: vá agora!

Dicas de Milos - Grécia
Dicas de Milos – Grécia

Esta foto é do Milos Cove, um hotel super ultra top, com um restaurante excelente – testado e aprovado por nós. Uma das coisas que você precisa saber de Milos é que ela é uma ilha que está cada ano ficando mais famosa. Estes empreendimentos tops e de luxo estão aparecendo. Cada temporada, cada verão, supera o outro em número de visitantes. Os viajantes descobriram Milos e os europeus, inclusive os gregos, já não escondem que esta ilha é a sua favorita. Não posso discordar, quando quero relaxar, penso em Milos e quero voltar todo ano!

Então, minha última dica é: VÁ LOGO! Não espere ficar lotada, cara e famosa….não deixe de ir porque não tem tanta informação em português ou porque seus amigos falaram que as famosas são imperdíveis. Se minha opinião valer para você (já conheci mais de 30 ilhas gregas, morei na Grécia e minha família é grega, mas claro, opinião é opinião!) se tivesse que escolher entre Mykonos e Milos, escolheria Milos, sem nem pensar duas vezes. Uma viagem com Santorini e Milos é uma excelente pedida para lua de mel, inclusive com conexões excelentes de barco.

Espero que este post para quem quer conhecer Milos, na Grécia tenha sido um facilitador para sua próxima viagem ou que sirva de inspiração para as viagens do futuro. Coloca aí na sua listinha, ou quadro dos sonhos: quem sabe em 2020/2021, vamos todos para Milos?! Imagina, casar em Santorini e fazer sua lua de mel em Milos? Vem com a gente, bora realizar esse sonho!

Mil beijos!

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉