roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Viagem,  Viagens

Um roteiro de Motorhome pelos vinhedos da França!

Definitivamente 🙂 essa foi uma das viagens mais legais que nós fizemos!

Alugar um motorhome na França e contar com ele para ser seu meio de transporte e sua hospedagem (e mais onde você faz suas refeições, é claro)  – por longos sete dias –  pode parecer  loucura para alguns! Mas, para nós, foi uma aventura sensacional e super relaxante! Vou contar tudo para vocês hoje! 🙂

Inicialmente, quero dizer que só de não ter que fazer check in e check out  todo-santo-dia eu já ficava muito feliz. Só de não ter que arrastar mala para cima e para baixo, só de não ter que preocupar com hospedagem em cada cantinho lindo que a gente passava…isso tudo já valia a viagem. O melhor de viajar de motorhome é a espontaneidade e liberdade de roteiros – afinal, se você gostou daquele local e quer fazer seu jantar ali, é só estacionar o motorhome, abrir o vinho e relaxar!

É claro que estamos falando de França, Europa e as condições são mais do que favoráveis para os viajantes de motorhome. Muitos campings estão espalhados pelo país e as estruturas são ótimas. E mais massa ainda, nós descobrimos que existe um rede de produtores locais de vinho, queijo, trufas e outras delícias que permitem  que os motorhomes estacionem de graça em suas propriedades. É claro que você tem que ser gentil e comprar um vinho, queijo, trufa, azeita ou fazer um jantar delicioso e super super francês 🙂 E o que mais você quer?

roteiro motorhome França vinhos Borgonha

Quando nós descobrimos o guia desse esquema, que se chama French Passion, ficamos alucinados com a ideia! Dirigir livremente para qualquer canto da França e ainda parar para pernoitar nos terrenos de cenários maravilhosos dos produtores locais…what?! Me belisca, que sonho!

E foi isso e um pouco mais! Nós simplesmente amamos as paradas do guia  French Passion  porque cada local foi muito especial e valeu a pena! PS: foi uma saga comprar o guia no Brasil, me mandem email que explico – luana.sarantopoulos@gmail.com

Ainda paramos em um camping e em dois hotéis – quando eu queria um super banho de banheira pegava uma noite em um hotel 🙂  Eu não tenho vergonha de falar que adoro uma aventura, mas amo um banho quente de banheira no inverno, tá?!

E quem quiser rir da louca aqui que viajou de motorhome mas também ficou em hotel, pode rir 🙂 Já expliquei que viajar de motorhome não é questão de economia e sim de estilo de viagem. Para ver todas as minhas dicas sobre sobre viajar de motorhome clique aqui !

Bom, e com tantos lugares lindos para ver na França, como escolher um o roteiro? Nós queríamos comer bem e somos amantes de bons vinhos! Então, foi fácil! Mas e por que não fomos para Bordeaux? Por que escolhemos a Borgonha?

roteiro motorhome França vinhos Borgonha

Na verdade, a gente queria algo totalmente fora do roteiro turístico mais famoso. E conseguimos: nos lugares que passamos não tinha um turista brasileiro! Em outros, ninguém falava nada que não fosse francês do interior da França 🙂 Muitas caves eram pequenas e  secretas e visitamos até produção de vinho no quintal, foi demais! E os vinhos de boutique raros e especialíssimos da Borgonha foram a cereja do bolo! Como não amar?

( Se você nunca ouvir falar da Borgonha, assista o imperdível documentário do NetFlix :          1 ano na Borgonha )

Compartilho o roteiro que escolhemos para nossa viagem de motorhome: os Vinhedos da Borgonha!

Alugamos o Motorhome em Sens

Dirigimos até Auxerre para ir o mercado: compramos água, papel higiênico, um chip para o celular, comida e vinho!

– Seguimos para a região de Avallon e tivemos um jantar maravilhoso no L’auberge de L’atre, em Quarre les Tombes. Dormimos lá 🙂

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Primeira parada, perto de Avallon 🙂

Fomos para Beaune, conhecemos um pouco da cidadezinha e das caves  e dormimos estacionados no campo de trufas negras – La Maison aux Mille Truffes! Pôr do sol foi demais 🙂

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Olha nosso motorhome aí!

Seguimos para Annecy, uma das cidadezinhas mais lindas que já visitei, bem próxima aos alpes!! 🙂 Aí passeamos de barco, comemos crepes com nutella e relaxamos um pouco. Ficamos no Hotel du Chateau, bem ao lado do Castelo!

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
A linda cidade de Annecy!

– Fomos até Famille Muzard, em La Neyzette – um hotel / spa / restaurante muito mágico no pé dos Alpes! A estrada era linda, estreita e cheia de curvas, mas valeu a viagem. Estacionamos em um grande jardim e ficamos por lá:) Provamos um jantar muito delicioso e totalmente local – Amei! Era tão nos Alpes que meu celular ficava avisando “alerta de avalanche” kkkkkkkk

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Pelos alpes franceses

Voltamos para Macôn, visitamos algumas vinícolas (como a Cave de Charnay) para comprar vinhos e também aproveitamos para voltar em Beaune e curtir os pontos turísticos de lá: Hospice e a caves famosas como a La Patriarche! Dormimos no camping de Beaune e foi super tranquilo 🙂

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Caves de Beaune

– Subimos para Vezelay, uma vila charmosa parada no tempo. Para todo lado que se olha, vinhedos! Dormimos no Le Compostelle, que era ponto de apoio para os peregrinos e aproveitamos para visitar alguns museus de arte e claro, a maravilhosa Basílica.

roteiro vinhos França viagem motorhome
Basílica de Vezelay

Fomos até Chablis, que é uma micro cidadezinha com comida e vinho excepcional! Tentamos parar no camping, mas ainda estava fechado porque não era alta temporada 🙁 e como eu já estava louca por um hotel arrumadão, ficamos no Hotel Cave Willian Freire. Foi demais!

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Ruas de Chablis

Voltamos para Sens para devolver o Motorhome – mas a gente queria mais, viu?!

Leitores, queridos, por hoje é só 🙂 Prometo que vou postar passeios legais, dicas e informações sobre cada cantinho da França que visitamos, ok?!

Fotos da nossa viagem! Ah, e se quiserem acompanhar minhas viagens em tempo real pela página do Face ou instagram, sejam muito bem vindos!

roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Annecy – viagem de motorhome pela França!
roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Patriarche, em Beaune
roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Beaune
roteiro motorhome França vinhos Borgonha
Annecy
roteiro de motorhome pelo vinhedos da França
Vinhedos da França

Ei gente, aqui é a Lulu. Sou de família grega e italiana e morei em Santorini. Em 2014, tive o prazer de me casar na ilha de Santorini, lugar mais lindo do mundo! Moro em Amsterdam e viajo todo verão para a Grécia, para realizar o sonho de quem quer casar em Santorini. Pergunte que quiser. 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *